Dia 31 Julho 2005 - Campo dos Prazeres recebeu “Jogo das Estrelas” de Baseball – Numa organização da Associação Cultural Recreativa de Basebol e Softbol da Madeira, decorreu no Campo Municipal dos Prazeres, o “Jogo das Estrelas”, integrado no Campeonato Madeira Baseball 2005. Esta Associação, congrega vários luso-venezuelanos, e tem como um dos objetivos organizar torneios e competições, bem como promover e orientar a prática do Basebol e softbol na RAM, “mantendo e incentivando relações com as restantes congéneres do país e/ou estrangeiro, nomeadamente junto a países de acolhimento das comunidades madeirenses”. Neste jogo, onde participaram várias equipas em representação da Calheta, Campanário, Funchal e Câmara de Lobos, foi possível assistir a momentos de convívio entre os vários participantes, bem como ao lançamento de honra por parte do Presidente da Câmara Municipal, Manuel Baeta de Castro.
https://www.cmcalheta.pt/pt/moup/jlewde/2/19529.htm
quinta-feira, 31 de julho de 2025
Memória: “Jogo das Estrelas” de Baseball 2005 na Madeira
Memória: Balanço do Basebol em 2008
- Os Caciques são um clube extinto/inactivo desde 2005. A maioria dos seus jogadores juntaram-se aos Vikings em 2006.
- A equipa de Lisboa também penso que está inactiva desde 2004, tendo alguns dos seus jogadores integrado os White Sharks.
- Dos Bravos, formados em 2003, diz-se que não vão continuar e fizeram a sua última época em 2008. Não há confirmação, porém.
- Os Vikings estiveram fora de competição desde 2006 e penso que irão voltar em 2009. Mantêm o núcleo de jogadores que iniciaram em 2004 e têm formado alguns dos próximos jogadores da Selecção Nacional Junior.
- Os Tigres de Loulé, um dos clubes emblemáticos do panorama do Baseball em Portugal e após 13 anos consecutivos a participar no CNB desde a sua formação em 1995, não participaram no Campeonato Nacional de Baseball de 2008. Rumores de que irão desaparecer...??
- Coimbra continua activa, apesar de ter perdido a "aura" de crónica candidata ao título de Campeão Nacional...andou à deriva em 2007 e 2008, incluindo falta de jogadores para participar nas competições.
- Aveiro continua a luta todos os anos para se manter activo. Tem um excelente núcleo de jogadores, de boa qualidade e bastante experiência, mas extremamente irregulares na sua participação na equipa. A média de idades deverá estar já nos 30 anos, necessitam de regenerar a equipa em breve.Não parece haver problemas financeiros, talvez falte alguém que arrume a casa em termos directivos.
- Lobos têm as melhores condições para a prática do baseball no país, mas estão no processo de captação e formação de jogadores. É sem dúvida uma das equipas de futuro, desde que se mantenham activos e com uma Direcção séria e activa por detrás.
-Lousanense iniciou-se na prática do Softball há cerca de 2 anos e desde que continue a trabalhar com os mais jovens tem potencial para ir longe, sobretudo nos escalões mais jovens.
- Adémia é um projecto a iniciar, vamos ver como se desenvolve. Esperemos ter muitas crianças a sorrir e a divertir-se com o Baseball nos próximos tempos por aqui.
- White Sharks, formados em 2004, são a equipa do momento e tiveram nos últimos dois anos os seus melhores anos. Sendo a única equipa activa da região da grande Lisboa, e inseridos dentro de uma escola secundária de Almada, são umas das equipas de futuro em Portugal, partindo do pressuposto que mantêm uma Direcção activa, organizada e continuem a desenvolver o baseball nos escalões jovens.
- Funchal, Campanário, Calheta, Caciques e Bravos participaram este ano no I Campeonato Regional Coca Cola da ilha da Madeira… Ao que parece pelo menos estas equipas mantêm-se no activo, o que só por si é excelente. Curioso e ao mesmo tempo assustador como em 2008 participaram mais equipas no Campeonato Regional da Madeira (5 equipas) do que no Campeonato Nacional português (4 equipas).
O meu balanço:
- 4 equipas activas em Portugal (White Sharks, Coimbra, Lobos, Aveiro);
- 5 equipas activas na Madeira (Funchal, Campanário, Calheta, Caciques e Bravos);
- 2 equipas inactivas ou mortas, das referidas no post anterior (Caciques, Lisboa);
- 2 equipas a precisarem de balões de oxigénio para se manterem vivas (Tigres e Bravos);
- 1 equipa “pendurada” pela Federação Portuguesa de Baseball e impedida de participar em competições (Vikings). Parece que ainda vão tendo balões de oxigénio devido às participações em torneios e competições na Galiza e a eventos como a Summer League que julgo que ajudam a congregar os jogadores à volta do clube;
- 2 equipas a darem os primeiros passos (Adémia e Lousanense);
- 2 projectos mortos à nascença (Agrária e Vigor);
- 1 ou 2 projectos de equipas que se fala muito mas se faz pouco na região norte do país…
https://www.forumcoimbra.com/forum/viewtopic.php?t=8093
Memória: Basebol faz estreia na Madeira - Jornal Record - 10 março 2004
Os primeiros passos do basebol foram dados na ilha da Madeira, com um torneio realizado no domingo - 7 de março de 2024, entre quatro equipas, no campo de futebol do Campanário em Santo da Serra. A equipa do Curral das Freiras venceu o torneio, onde estiveram presentes duas formações do Funchal e uma da Calheta.
Carlos Santos, um dos responsáveis da iniciativa juntamente com Pedro Adolfo, mostrou-se satisfeito com o evento. "Agrupámos entre 30 e 40 jogadores, com uma assistência bastante razoável de adeptos, e ficou na história o nascimento de uma nova modalidade na Madeira."
Aquele responsável diz que o basebol na ilha não está ligado à Federação Portuguesa de Basebol e Softbol porque "há que fazer viagens, e ainda não podemos pensar nisso," mas diz que no futuro será possível. O próximo torneio está agendado para o dia 21 deste mês.
https://www.record.pt/modalidades/outras/detalhe/basebol-faz-estreia-na-madeira
quarta-feira, 30 de julho de 2025
Académica Basebol com muitas competições, na primeira metade de 2025.
A Secção de Basebol da Associação Académica de Coimbra, foi fundada em 24 de outubro de 1988 e é neste momento, o clube de basebol e softbol mais antigo de Portugal.
domingo, 27 de julho de 2025
Equipas de Softbol Femininas Académica, Yankees, Crushers e Mutts com “mão cheia” de atividades
Académica de Coimbra, Yankees de Coimbra, Crushers de Lisboa e Mutts de Maia, foram os clubes que promoveram jogos de softbol feminino, no âmbito das atividades da "Associação Softebol Portugal".
As Crushers venceram a III edição anual da "Liga Softbol Portugal Sénior Feminino", tendo as Mutts ficado em 2º lugar e a Académica de Coimbra obtido o 3º lugar. Entre 11 e 13 de julho, a equipa feminina de Lisboa participou no XVIII Summerdays U13, realizado no "Porpetto & Castions delle Mura - Itália" e defrontou 5 grandes equipas de softbol - LLG Vicenza, Rep. Ceca Waynes, Softball School CDM, T-Girls e Stars.
Académica de Coimbra e Mutts de Maia, participaram na "Liga Softbol Portugal Sénior Feminino" e as Yankees de Coimbra, conjuntamente com a Académica e Crushers, estiveram envolvidos num Encontro de Softbol Feminino Promoção.
Nasceu o "Centro de Formação Desportiva Basebol" em Coimbra
Constituindo uma forte aposta no sentido de promover o contato dos alunos com as mais diversas modalidades, os Centros de Formação Desportiva exercem a sua atividade nos Agrupamentos de Escolas (sede), em parceria com outras entidades, nomeadamente Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, clubes, associações, federações e organismos privados. No caso do Centro de Formação Desportiva Basebol, esta estrutura irá ter protocolos com a Associação Softebol Portugal, a Secção de Basebol da Associação Académica de Coimbra, UC+Ativa Basebol da Universidade de Coimbra e Grupos Equipas da Escola Ativa das Escolas Básicas e Secundárias do distrito de Coimbra.
Os CFD visam proporcionar:Atividades de iniciação e aperfeiçoamento desportivo que favoreçam a prática de atividades desportivas, cuja especificidade técnica exija condições especiais, como é o caso da modalidade de basebol.
Atividades que favoreçam a formação especializada de alunos com interesse, capacidades e aptidões excecionais para a prática do basebol e softbol.
Formação e certificação de professores nas vertentes teóricas e práticas das modalidades referidas.
Atividades de curta duração que incidam fundamentalmente em estágios de formação desportiva especializada, durante as interrupções letivas.
Brevemente, o Centro de Formação Desportiva de Basebol, com sede em Coimbra, será apresentado ao público.
"Os Andorinhas" estreiam-se a vencer no IV Torneio Promoção Misto / Torneio Lavos Basebol
Estreia épica da equipa de basebol do "Núcleo Desportivo Os Andorinhas" de Barcelos, na quarta edição anual, do "Torneio Promoção Misto" da "Associação Softebol Portugal". Esta associação, é a única entidade de Portugal, que apresenta o estatuto de utilidade pública na regulação oficial da modalidade de Softbol, sob a tutela do IPDJ - Instituto Português Desporto e Juventude - Governo Portugal.
"Os Andorinhas", além de terem o futebol, como a modalidade principal, também abraçam o projecto de basebol e softbol, desde o dia 19 de junho de 2025. E o batismo da equipa de basebol, no torneio de softbol, não poderia ter sido melhor, com a conquista do primeiro troféu no "Torneio Softebol Portugal Promoção Misto".
O título obtido pela equipa de Barcelos, aconteceu no dia 19 de julho, no Campo Francisco Jordão - Lavos - Figueira da Foz, tendo "Os Andorinhas" vencido todos os jogos - 12-0, frente à Académica de Coimbra - o clube mais antigo no basebol e softbol em Portugal e, 22-11, diante do Lavos Basebol que também se estreou na modalidade de softbol. No jogo entre Lavos e Académica, a equipa da Figueira da Foz, levou a melhor sobre a turma de Coimbra, vencendo por 13 - 1.
Torneio Softbol Portugal Promoção Misto - IV Edição | Campo Francisco Jordão - Lavos | Figueira | Andorinhas | Lavos | 22 - 11 |
Torneio Softbol Portugal Promoção Misto - IV Edição | Campo Francisco Jordão - Lavos | Figueira | Lavos | Académica | 13 - 1 |
Torneio Softbol Portugal Promoção Misto - IV Edição | Campo Francisco Jordão - Lavos | Figueira | Andorinhas | Académica | 12 - 0 |
Crushers de Lisboa, Académica de Coimbra, Turpiales de Santa Maria da Feira e Os Andorinhas são os quatro clubes que têm um título no "Torneio Softbol Portugal Promoção Misto". A Associação Softebol Portugal, além de promover esta competição, também organiza a prova principal de softbol misto - "Liga Softebol Portugal Sénior Misto", já com os seguintes campeões - Crushers (2022), Académica (2023) e Turpiales (2024), faltando realizar a edição de 2025.
Depois do torneio de softbol, realizou-se um jogo de basebol, de estreia para a equipa dos "Os Andorinhas", a contar para o "I Torneio Lavos Basebol". Desta vez, a equipa da Figueira da Foz levou a melhor, vencendo a equipa de Barcelos por 13-10
Belion campeão da Liga Atlântica Basebol Sénior Masculino 2025
A equipa de basebol da "Associação Desportiva do Belion" - Concelho de Ponte Lima, Distrito de Viana do Castelo é o novo campeão da Liga Atlântica de Basebol 2025.
https://photos.app.goo.gl/QzBHnyuJoLQQeMVm8
A final da LAB 2025, ocorreu no dia 12 de julho, no Campo da Cordinhã - Cantanhede, tendo o Belion ganho ao Lavos Basebol da Figueira da Foz por 12 - 5. A fase regular da competição começou a 3 de maio e acabou a 5 de julho, com a seguinte classificação: 1º Lavos, 2º Belion, 3º Académica e 4º Sox.