quinta-feira, 31 de julho de 2025

Memória: “Jogo das Estrelas” de Baseball 2005 na Madeira

 Dia 31 Julho 2005 - Campo dos Prazeres recebeu “Jogo das Estrelas” de Baseball – Numa organização da Associação Cultural Recreativa de Basebol e Softbol da Madeira, decorreu no Campo Municipal dos Prazeres, o “Jogo das Estrelas”, integrado no Campeonato Madeira Baseball 2005. Esta Associação, congrega vários luso-venezuelanos, e tem como um dos objetivos organizar torneios e competições, bem como promover e orientar a prática do Basebol e softbol na RAM, “mantendo e incentivando relações com as restantes congéneres do país e/ou estrangeiro, nomeadamente junto a países de acolhimento das comunidades madeirenses”. Neste jogo, onde participaram várias equipas em representação da Calheta, Campanário, Funchal e Câmara de Lobos, foi possível assistir a momentos de convívio entre os vários participantes, bem como ao lançamento de honra por parte do Presidente da Câmara Municipal, Manuel Baeta de Castro.

https://www.cmcalheta.pt/pt/moup/jlewde/2/19529.htm 


Memória: Balanço do Basebol em 2008



 - Os Caciques são um clube extinto/inactivo desde 2005. A maioria dos seus jogadores juntaram-se aos Vikings em 2006.


- A equipa de Lisboa também penso que está inactiva desde 2004, tendo alguns dos seus jogadores integrado os White Sharks.

- Dos Bravos, formados em 2003, diz-se que não vão continuar e fizeram a sua última época em 2008. Não há confirmação, porém.

- Os Vikings estiveram fora de competição desde 2006 e penso que irão voltar em 2009. Mantêm o núcleo de jogadores que iniciaram em 2004 e têm formado alguns dos próximos jogadores da Selecção Nacional Junior.

- Os Tigres de Loulé, um dos clubes emblemáticos do panorama do Baseball em Portugal e após 13 anos consecutivos a participar no CNB desde a sua formação em 1995, não participaram no Campeonato Nacional de Baseball de 2008. Rumores de que irão desaparecer...??

- Coimbra continua activa, apesar de ter perdido a "aura" de crónica candidata ao título de Campeão Nacional...andou à deriva em 2007 e 2008, incluindo falta de jogadores para participar nas competições.

- Aveiro continua a luta todos os anos para se manter activo. Tem um excelente núcleo de jogadores, de boa qualidade e bastante experiência, mas extremamente irregulares na sua participação na equipa. A média de idades deverá estar já nos 30 anos, necessitam de regenerar a equipa em breve.Não parece haver problemas financeiros, talvez falte alguém que arrume a casa em termos directivos.

- Lobos têm as melhores condições para a prática do baseball no país, mas estão no processo de captação e formação de jogadores. É sem dúvida uma das equipas de futuro, desde que se mantenham activos e com uma Direcção séria e activa por detrás.

-Lousanense iniciou-se na prática do Softball há cerca de 2 anos e desde que continue a trabalhar com os mais jovens tem potencial para ir longe, sobretudo nos escalões mais jovens.

- Adémia é um projecto a iniciar, vamos ver como se desenvolve. Esperemos ter muitas crianças a sorrir e a divertir-se com o Baseball nos próximos tempos por aqui.

- White Sharks, formados em 2004, são a equipa do momento e tiveram nos últimos dois anos os seus melhores anos. Sendo a única equipa activa da região da grande Lisboa, e inseridos dentro de uma escola secundária de Almada, são umas das equipas de futuro em Portugal, partindo do pressuposto que mantêm uma Direcção activa, organizada e continuem a desenvolver o baseball nos escalões jovens.

- Funchal, Campanário, Calheta, Caciques e Bravos participaram este ano no I Campeonato Regional Coca Cola da ilha da Madeira… Ao que parece pelo menos estas equipas mantêm-se no activo, o que só por si é excelente. Curioso e ao mesmo tempo assustador como em 2008 participaram mais equipas no Campeonato Regional da Madeira (5 equipas) do que no Campeonato Nacional português (4 equipas).

O meu balanço:

- 4 equipas activas em Portugal (White Sharks, Coimbra, Lobos, Aveiro);

- 5 equipas activas na Madeira (Funchal, Campanário, Calheta, Caciques e Bravos);

- 2 equipas inactivas ou mortas, das referidas no post anterior (Caciques, Lisboa);

- 2 equipas a precisarem de balões de oxigénio para se manterem vivas (Tigres e Bravos);

- 1 equipa “pendurada” pela Federação Portuguesa de Baseball e impedida de participar em competições (Vikings). Parece que ainda vão tendo balões de oxigénio devido às participações em torneios e competições na Galiza e a eventos como a Summer League que julgo que ajudam a congregar os jogadores à volta do clube;

- 2 equipas a darem os primeiros passos (Adémia e Lousanense);

- 2 projectos mortos à nascença (Agrária e Vigor);

- 1 ou 2 projectos de equipas que se fala muito mas se faz pouco na região norte do país…

https://www.forumcoimbra.com/forum/viewtopic.php?t=8093

Memória: Basebol faz estreia na Madeira - Jornal Record - 10 março 2004

Os primeiros passos do basebol foram dados na ilha da Madeira, com um torneio realizado no domingo - 7 de março de 2024, entre quatro equipas, no campo de futebol do Campanário em Santo da Serra. A equipa do Curral das Freiras venceu o torneio, onde estiveram presentes duas formações do Funchal e uma da Calheta.
Carlos Santos, um dos responsáveis da iniciativa juntamente com Pedro Adolfo, mostrou-se satisfeito com o evento. "Agrupámos entre 30 e 40 jogadores, com uma assistência bastante razoável de adeptos, e ficou na história o nascimento de uma nova modalidade na Madeira."
Aquele responsável diz que o basebol na ilha não está ligado à Federação Portuguesa de Basebol e Softbol porque "há que fazer viagens, e ainda não podemos pensar nisso," mas diz que no futuro será possível. O próximo torneio está agendado para o dia 21 deste mês.

https://www.record.pt/modalidades/outras/detalhe/basebol-faz-estreia-na-madeira

quarta-feira, 30 de julho de 2025

Académica Basebol com muitas competições, na primeira metade de 2025.

A Secção de Basebol da Associação Académica de Coimbra, foi fundada em 24 de outubro de 1988 e é neste momento, o clube de basebol e softbol mais antigo de Portugal. 



O basebol em Portugal, foi introduzido no ano de 1897, quando um conjunto de marinheiros americanos realizaram uma partida de basebol, no "Campo Primitivo das Salésias" - Lisboa. Este campo, ainda existe, e é um campo de futebol, de terra batida, pertencente ao Quartel das Oficinas Gerais de Material de Engenharia do Exército de Portugal, situado entre a Calçada da Ajuda e a Rua Alexandre Sá Pinto Situação, bem próximo, do novo "Campo das Salésias" do "Clube Futebol Os Belenenses" e da "Escola Secundária Marquês de Pombal" - Lisboa. 


Só passados vinte anos, é que voltaram a surgir jogos de basebol em Portugal, nomeadamente, a 4 de julho de 1917, quando a Embaixada de Lisboa dos Estados Unidos da América promoveu uma partida de basebol, no "Campo das Laranjeiras" - atual, estacionamento do Jardim Zoológico de Lisboa. Neste encontro, jogou o marinheiro americano "Osterlund" que viria a criar uma equipa de basebol no "Casa Pia de Lisboa". 


Com data de fundação a 3 de Novembro de 1887, a Associação Académica de Coimbra (AAC) sempre se constituiu enquanto instituição ímpar no panorama do associativismo estudantil em Portugal. Foi a partir de 1897, que a Associação Académica de Coimbra começou a manifestar interesse pelo desporto, no entanto, as condições da casa em que estava sediada este clube não permitiam a instalação duma secção de ginástica, que era aliás indispensável no clube. 
A 25 de Novembro de 1900, numa reunião efectuada pela direcção da Académica, esta definiu criar a pouco e pouco uma instalação de ferro, elegante e barata, onde os sócios se pudessm entregar a todos os exercícios físicos, como ginástica, jogos (foot-ball, cricket, croquet, lawn-tenis, etc) dança e esgrima.». 


24 de Outubro de 1988 é data de fundação dos "Black Tigers Team" que em Fevereiro de 1995, muda de nome para "Secção de Basebol da Associação Académica de Coimbra". Este clube, teve origem na "Escola Secundária Infanta D. Maria - Coimbra", quando dois irmãos - Sérgio Medeiros e Bruno Medeiros, jogadores de basebol vindos da Bélgica, matriculam-se na referida escola e conseguiram cativar e ensinar este desporto a um conjunto de colegas. 


Nos últimos 37 anos de vida, a Secção de Basebol da Associação Académica de Coimbra, criou a "Federação Portuguesa de Basebol e Sofbol", em 1996. Posteriormente, a Académica Basebol vinculou-se na "Associação Softebol Portugal" em 2018 e organizou vários torneios nacionais - "Liga Atlântica Basebol Softbol", "Taça Osterlund Basebol Softbol" e o "Torneio Universitário Queima das Fitas" - o torneio mais antigo de Portugal. 

No escalão sénior masculino, foi campeão do "III Circuito Nacional de Basebol" de 1996 e obteve os títulos de campeão nos "Campeonatos Nacionais de Basebol" de 1997, 1999, 2000, 2004 e 2010. Em 2011, a Académica Basebol participou, pela última vez, no "Campeonato Nacional de Basebol" da Federação Portuguesa de Basebol e Softbol, visto que, esta entidade, acabava de perder a "utilidade pública" do Governo de Portugal. 
A partir do ano de 2014, a Académica Basebol opta por participar na "Liga Atlântica de Basebol", tendo sido vice-campeã na LAB 2019 e LAB 2020. 


Na Taça de Portugal, sob a alçada da Federação, a Académica Basebol venceu esta prova em 1997, 2005 e 2009. A partir do ano de 2013, a Académica Basebol decide competir na "Taça Osterlund", tendo ganho esta prova em 2015, 2017, 2018 e 2024. 


Na "Super Taça", a Académica Basebol ganhou esta competição em 1998 e 2001. 

Nos torneio nacionais, a Académica Basebol é o clube que tem o torneio mais antigo de Portugal - o "Torneio Universitário Queima das Fitas". Foi no ano de 1993, que se organizou pela primeira vez, um torneio de basebol em Portugal, a envolver três equipas - Black Tigers (atual, Académica), Pioneiros do Seixal e Caciques de Espinho. A Académica Basebol ganhou o seu torneio por 12 vezes - 1996, 1997, 1998, 1999, 2001, 2002, 2004, 2007, 2010, 2018, 2019 e 2025. 

A Académica Basebol também, participou noutros torneios nacionais: em que ganhou, por três vezes, o torneio de basebol da Universidade de Aveiro - 1997, 1998 e 2010; venceu o torneio de Basebol da FADU, em 1997, conquistou o Torneio do Aveiro Basebol, em 2022, obteve o primeiro lugar no Torneio do Bravos Basebol, em 2006 e ganhou o Torneio de Basebol dos Dragons / San Francisco em 2024. 

A nível internacional, a Académica participou nas competições europeias de basebol, nas edições de 1998, 1999, 2000, 2004, 2005 e 2010. 

Nos escalões de formação, a turma conimbricense participou nos antigos "Campeonatos Nacionais de Basebol Júnior" de 1998, 1999 e 2002. Em 2015, a equipa participou na "Liga Atlântica Basebol Júnior" - versão basebol. Na "Taça de Portugal Basebol Júnior", a Académica participou nas edições de 1998 e 1999. Nos "Torneios Universitários de Basebol Júnior" a equipa de Coimbra esteve presente nas edições de 1997, 1998, 2002, 2008, 2014, 2015, 2016, 2018 e 2019. Neste competição, os jovens academistas venceram as as edições de 2008 e 2018. 

No softbol feminino, a Académica participou nas três edições do "Torneio Nacional de Softbol", organizado pela Federação Portuguesa de Basebol, nomeadamente, nas edições 1997, 1998 e 1999. A equipa feminina da Académica, sagrou-se campeã nacional em 1998. Em 2008, a Académica voltou a participar numa competição nacional da Federação e foi vice-campeã do "Campeonato Nacional de Softbol". A partir do ano de 2014, a equipa feminina da Académica participou nas edições da "Liga Atlântica Softbol" tendo sido campeã da LAS em 2014, 2015, 2018 e 2021. Com o aparecimento da Associação Softebol Portugal, a Académica tem participado na principal competição de softbol feminino a nível nacional - a "Liga Softebol Portugal Sénior Feminino", das edições de 2022, 2024 e 2025. 


A "Associação Softebol Portugal", além de organizar a Liga, também promove a "Taça Softebol Portugal" em Sénior Feminino e em Promoção Feminino, tendo a Académica participado nas edições de 2022, 2023 e 2024. Venceu a Promoção de 2023 e a de 2024. Paralelamente, a Académica participou na "Taça Osterlund Softbol Feminino", tendo ganho esta competição em 2013, 2014, 2016, 2017 e 2023, bem como, participou na "Taça Universitária Softbol", vencendo esta prova por três vezes - 2015, 2016 e 2021. 


Nas competições internacionais, a Académica Softbol Feminino participou no "1º Torneio Internacional de Softbol" que se realizou em Coimbra, no ano de 2023 e participou na "Copa Ibérica" de 2024. 

No Softbol Misto, a Académica brilhou em 2023, tendo sido campeã da "Liga Softbol Portugal Sénior Misto". A equipa mista da Académica, também marcou presença em várias edições do "Torneio Softbol Portugal Promoção" e na "Liga Softbol Portugal Escolar Misto". Nos torneios universitários, a Académica conquistou em 2024, o "Torneio Universitário Softbol Misto". 


A nível das competições desporto escolar basebol, a Académica disputou a "Liga Atlântica Basebol Júnior - versão softbol", nas edições de 2013 a 2025, tendo conquistado os títulos da LABJ, nos anos de 2013, 2014, 2015, 2016, 2020, 2021 e 2024. Na "Taça Osterlund Basebol Júnior" - versão softbol misto, a Académica venceu esta competição em 2019, 2010, 2021 e 2023. 



domingo, 27 de julho de 2025

Equipas de Softbol Femininas Académica, Yankees, Crushers e Mutts com “mão cheia” de atividades

No primeiro semestre de 2025, assinala-se um período, com um conjunto de datas que, em Lisboa, Porto e Coimbra, são comemoradas com várias iniciativas no softbol feminino.
Académica de Coimbra, Yankees de Coimbra, Crushers de Lisboa e Mutts de Maia, foram os clubes que promoveram jogos de softbol feminino, no âmbito das atividades da "Associação Softebol Portugal". 

As Crushers venceram a III edição anual da "Liga Softbol Portugal Sénior Feminino", tendo as Mutts ficado em 2º lugar e a Académica de Coimbra obtido o 3º lugar. Entre 11 e 13 de julho, a equipa feminina de Lisboa participou no XVIII Summerdays U13, realizado no "Porpetto & Castions delle Mura - Itália" e defrontou 5 grandes equipas de softbol - LLG Vicenza, Rep. Ceca Waynes, Softball School CDM, T-Girls e Stars. 

Académica de Coimbra e Mutts de Maia, participaram na "Liga Softbol Portugal Sénior Feminino" e as Yankees de Coimbra, conjuntamente com a Académica e Crushers, estiveram envolvidos num Encontro de Softbol Feminino Promoção. 


Nasceu o "Centro de Formação Desportiva Basebol" em Coimbra

“O Desporto Escolar conta, a partir do dia 21 de julho de 2025, com 1 Centro de Formação Desportiva (CFD), destinado ao basebol.

Constituindo uma forte aposta no sentido de promover o contato dos alunos com as mais diversas modalidades, os Centros de Formação Desportiva exercem a sua atividade nos Agrupamentos de Escolas (sede), em parceria com outras entidades, nomeadamente Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, clubes, associações, federações e organismos privados. No caso do Centro de Formação Desportiva Basebol, esta estrutura irá ter protocolos com a Associação Softebol Portugal, a Secção de Basebol da Associação Académica de Coimbra, UC+Ativa Basebol da Universidade de Coimbra e Grupos Equipas da Escola Ativa das Escolas Básicas e Secundárias do distrito de Coimbra. 

Os CFD visam proporcionar:Atividades de iniciação e aperfeiçoamento desportivo que favoreçam a prática de atividades desportivas, cuja especificidade técnica exija condições especiais, como é o caso da modalidade de basebol.
Atividades que favoreçam a formação especializada de alunos com interesse, capacidades e aptidões excecionais para a prática do basebol e softbol.
Formação e certificação de professores nas vertentes teóricas e práticas das modalidades referidas.
Atividades de curta duração que incidam fundamentalmente em estágios de formação desportiva especializada, durante as interrupções letivas.

Brevemente, o Centro de Formação Desportiva de Basebol, com sede em Coimbra, será apresentado ao público.



"Os Andorinhas" estreiam-se a vencer no IV Torneio Promoção Misto / Torneio Lavos Basebol

Estreia épica da equipa de basebol do "Núcleo Desportivo Os Andorinhas" de Barcelos, na quarta edição anual, do "Torneio Promoção Misto" da "Associação Softebol Portugal". Esta associação, é a única entidade de Portugal, que apresenta o estatuto de utilidade pública na regulação oficial da modalidade de Softbol, sob a tutela do IPDJ - Instituto Português Desporto e Juventude - Governo Portugal. 


"Os Andorinhas", além de terem o futebol, como a modalidade principal, também abraçam o projecto de basebol e softbol, desde o dia 19 de junho de 2025. E o batismo da equipa de basebol, no torneio de softbol, não poderia ter sido melhor, com a conquista do primeiro troféu no "Torneio Softebol Portugal Promoção Misto".

O título obtido pela equipa de Barcelos, aconteceu no dia 19 de julho, no Campo Francisco Jordão - Lavos - Figueira da Foz, tendo "Os Andorinhas" vencido todos os jogos - 12-0, frente à Académica de Coimbra - o clube mais antigo no basebol e softbol em Portugal e, 22-11, diante do Lavos Basebol que também se estreou na modalidade de softbol. No jogo entre Lavos e Académica, a equipa da Figueira da Foz, levou a melhor sobre a turma de Coimbra, vencendo por 13 - 1. 

Torneio Softbol Portugal Promoção Misto - IV EdiçãoCampo Francisco Jordão - LavosFigueiraAndorinhasLavos22 - 11
Torneio Softbol Portugal Promoção Misto - IV EdiçãoCampo Francisco Jordão - LavosFigueiraLavosAcadémica13 - 1
Torneio Softbol Portugal Promoção Misto - IV EdiçãoCampo Francisco Jordão - LavosFigueiraAndorinhasAcadémica12 - 0

Para a história, ficam os batismos, de dois novos clubes no softbol - "Os Andorinhas" e "Lavos Basebol", apadrinhados pela histórica Académica de Coimbra, num torneio oficial da Associação Softebol Portugal. 
Crushers de Lisboa, Académica de Coimbra, Turpiales de Santa Maria da Feira e Os Andorinhas são os quatro clubes que têm um título no "Torneio Softbol Portugal Promoção Misto". A Associação Softebol Portugal, além de promover esta competição, também organiza a prova principal de softbol misto - "Liga Softebol Portugal Sénior Misto", já com os seguintes campeões - Crushers (2022), Académica (2023) e Turpiales (2024), faltando realizar a edição de 2025. 


Depois do torneio de softbol, realizou-se um jogo de basebol, de estreia para a equipa dos "Os Andorinhas", a contar para o "I Torneio Lavos Basebol". Desta vez, a equipa da Figueira da Foz levou a melhor, vencendo a equipa de Barcelos por 13-10

 

Belion campeão da Liga Atlântica Basebol Sénior Masculino 2025

A equipa de basebol da "Associação Desportiva do Belion" - Concelho de Ponte Lima, Distrito de Viana do Castelo é o novo campeão da Liga Atlântica de Basebol 2025. 

https://photos.app.goo.gl/QzBHnyuJoLQQeMVm8

A final da LAB 2025, ocorreu no dia 12 de julho, no Campo da Cordinhã - Cantanhede, tendo o Belion ganho ao Lavos Basebol da Figueira da Foz por 12 - 5. A fase regular da competição começou a 3 de maio e acabou a 5 de julho, com a seguinte classificação: 1º Lavos, 2º Belion, 3º Académica e 4º Sox. 


https://photos.app.goo.gl/kkZR7pcFJpoRBrri6