quinta-feira, 31 de julho de 2025
Memória: Balanço do Basebol em 2008
- Os Caciques são um clube extinto/inactivo desde 2005. A maioria dos seus jogadores juntaram-se aos Vikings em 2006.
- A equipa de Lisboa também penso que está inactiva desde 2004, tendo alguns dos seus jogadores integrado os White Sharks.
- Dos Bravos, formados em 2003, diz-se que não vão continuar e fizeram a sua última época em 2008. Não há confirmação, porém.
- Os Vikings estiveram fora de competição desde 2006 e penso que irão voltar em 2009. Mantêm o núcleo de jogadores que iniciaram em 2004 e têm formado alguns dos próximos jogadores da Selecção Nacional Junior.
- Os Tigres de Loulé, um dos clubes emblemáticos do panorama do Baseball em Portugal e após 13 anos consecutivos a participar no CNB desde a sua formação em 1995, não participaram no Campeonato Nacional de Baseball de 2008. Rumores de que irão desaparecer...??
- Coimbra continua activa, apesar de ter perdido a "aura" de crónica candidata ao título de Campeão Nacional...andou à deriva em 2007 e 2008, incluindo falta de jogadores para participar nas competições.
- Aveiro continua a luta todos os anos para se manter activo. Tem um excelente núcleo de jogadores, de boa qualidade e bastante experiência, mas extremamente irregulares na sua participação na equipa. A média de idades deverá estar já nos 30 anos, necessitam de regenerar a equipa em breve.Não parece haver problemas financeiros, talvez falte alguém que arrume a casa em termos directivos.
- Lobos têm as melhores condições para a prática do baseball no país, mas estão no processo de captação e formação de jogadores. É sem dúvida uma das equipas de futuro, desde que se mantenham activos e com uma Direcção séria e activa por detrás.
-Lousanense iniciou-se na prática do Softball há cerca de 2 anos e desde que continue a trabalhar com os mais jovens tem potencial para ir longe, sobretudo nos escalões mais jovens.
- Adémia é um projecto a iniciar, vamos ver como se desenvolve. Esperemos ter muitas crianças a sorrir e a divertir-se com o Baseball nos próximos tempos por aqui.
- White Sharks, formados em 2004, são a equipa do momento e tiveram nos últimos dois anos os seus melhores anos. Sendo a única equipa activa da região da grande Lisboa, e inseridos dentro de uma escola secundária de Almada, são umas das equipas de futuro em Portugal, partindo do pressuposto que mantêm uma Direcção activa, organizada e continuem a desenvolver o baseball nos escalões jovens.
- Funchal, Campanário, Calheta, Caciques e Bravos participaram este ano no I Campeonato Regional Coca Cola da ilha da Madeira… Ao que parece pelo menos estas equipas mantêm-se no activo, o que só por si é excelente. Curioso e ao mesmo tempo assustador como em 2008 participaram mais equipas no Campeonato Regional da Madeira (5 equipas) do que no Campeonato Nacional português (4 equipas).
O meu balanço:
- 4 equipas activas em Portugal (White Sharks, Coimbra, Lobos, Aveiro);
- 5 equipas activas na Madeira (Funchal, Campanário, Calheta, Caciques e Bravos);
- 2 equipas inactivas ou mortas, das referidas no post anterior (Caciques, Lisboa);
- 2 equipas a precisarem de balões de oxigénio para se manterem vivas (Tigres e Bravos);
- 1 equipa “pendurada” pela Federação Portuguesa de Baseball e impedida de participar em competições (Vikings). Parece que ainda vão tendo balões de oxigénio devido às participações em torneios e competições na Galiza e a eventos como a Summer League que julgo que ajudam a congregar os jogadores à volta do clube;
- 2 equipas a darem os primeiros passos (Adémia e Lousanense);
- 2 projectos mortos à nascença (Agrária e Vigor);
- 1 ou 2 projectos de equipas que se fala muito mas se faz pouco na região norte do país…
https://www.forumcoimbra.com/forum/viewtopic.php?t=8093
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário