terça-feira, 19 de agosto de 2025

História dos Clubes Portugueses

 1982 - Clube "Old Stars de Lisboa" - a primeira equipa de Basebol de Portugal

 

«Desde 1982 que Marcus VanHoof, um professor de educação física holandês residente em Lisboa, vinha ensinando Basebol aos  seus alunos do Externato de S. Jose e do Colégio dos Salesianos de Lisboa. Realizavam-se alguns treinos e jogos anualmente, mas não havia uma equipa propriamente dita. Foi em 1992 que começaram os treinos regulares no Estádio Universitário de Lisboa, um grupo de ex-alunos do “Colégio dos Salesianos” de Lisboa reuniram-se com Marcos. Rapidamente, vários adeptos da modalidade engrossaram o grupo inicial e formou-se a primeira equipa de basebol em Portugal (pelo menos, de que tenhamos conhecimento). O nome escolhido foi o de “Old Stars”, um pouco em tentativa de marcar a já “longa historia” deste grupo de jovens.  As cores escolhidas pelo clube foram o Azul (calças) e o cinzento (camisa). O campo nº3(?) do estádio Universitário (ainda com pista de Atletismo em cinza) foi , inicialmente o local de treinos. Alguns dos elementos pertenciam à Faculdade de Ciências de Lisboa e era em representação desta que treinávamos. Os jogos efectuados nesta altura eram poucos, organizados esporadicamente, mas mantinham o interesse dos jogadores. Pouco a pouco, novos jogadores foram aparecendo um pouco de toda a parte de Lisboa e arredores. O campo de treinos passou a ser o pelado 7 – pois era complicado treinar com atletas a correrem em nossa volta  - chegámos a treinar no campo relvado n 5? (campo que diziam que viria a ser para o Basebol) enquanto arranjavam o campo nº 7. » in: http://lbc.planetaclix.pt/indexhistoria.htm

 

 

1989 - Black Tigers - Coimbra

 

Só a partir dos finais de 1988, é que o Basebol é verdadeiramente introduzido em Portugal e logo na cidade de Coimbra, por Sérgio Medeiros e seu irmão Bruno Medeiros. Nesse ano, os irmãos Medeiros trouxeram da Bélgica material de Basebol e estavam a frequentar a Escola Secundária Infanta D. Maria. Foram eles que apresentaram e incutiram aos seus colegas o jogo de Basebol. Era no final das aulas que um grupo de estudantes reunia-se no recinto polidesportivo exterior da escola para exercitarem e jogarem o Basebol sob a orientação de Sérgio Medeiros. À medida que o grupo ia crescendo, fruto da aquisição de mais material desportivo para o jogo, os elementos inovadores deste lazer mostravam cada vez mais interesse em avançar para a formação de uma equipa. Surgiram então os "Black Tigers" em 1989, a primeira e única equipa de Basebol da cidade de Coimbra que teve como um dos fundadores, Sérgio Medeiros. Nessa altura, a realidade do basebol era de certo muito ténue, nomeadamente na inexistência de uma associação promotora desta modalidade, apesar de se assistir a um desenvolvimento e expansão da modalidade traduzida pela formação de novas equipas, núcleos de Norte a Sul de Portugal derivados das grandes comunidades Luso-Venezuelanas, americanas, etc. Sem quaisquer tipos de apoio, os Black Tigers esforçavam-se por manter viva a esperança organizativa, mas o desconhecimento da existência de outras equipas levava a que a estrutura organizativa do clube de Coimbra fosse, por vezes, superior às actividades propriamente ditas.

 

 

1990 - Pioneiros do Seixal Clube de Basebol e Softbol - (futuro White Charts)

 

Pioneiros do Seixal Clube de Basebol e Softbol , como o próprio nome indica , é um dos primeiros clubes a ser formado em Portugal . Aliando - se a Escola Secundária nº2 do Seixal , os Pioneiros desenvolvem , para além de uma estrutura bem organizada , um vasto movimento associativo no seio das escolas , expandindo deste modo a paixão pelo basebol e softbol . Embora o CNB´94 , não lhes tenha corrido de feição , classificando - se meramente no 6º lugar.

 

 

1992 - Lisboa Basebol Clube - Lisboa

 

Desde 1982 que Marcus VanHoof, um professor de educação física holandês residente em Lisboa, vinha ensinando Basebol aos  seus alunos do Externato de S. Jose e do Colégio dos Salesianos de Lisboa. Realizavam-se alguns treinos e jogos anualmente, mas não havia uma equipa propriamente dita. Foi em 1992 que começaram os treinos regulares no Estádio Universitário de Lisboa, um grupo de ex-alunos do “Colégio dos Salesianos” de Lisboa reuniram-se com Marcos. Rapidamente, vários adeptos da modalidade engrossaram o grupo inicial e formou-se a primeira equipa de basebol em Portugal (pelo menos, de que tenhamos conhecimento). O nome escolhido foi o de “Old Stars”, um pouco em tentativa de marcar a já “longa historia” deste grupo de jovens.  As cores escolhidas pelo clube foram o Azul (calças) e o cinzento (camisa). O campo nº3(?) do estádio Universitário (ainda com pista de Atletismo em cinza) foi , inicialmente o local de treinos. Alguns dos elementos pertenciam à Faculdade de Ciências de Lisboa e era em representação desta que treinávamos. Os jogos efectuados nesta altura eram poucos, organizados esporadicamente, mas mantinham o interesse dos jogadores. Pouco a pouco, novos jogadores foram aparecendo um pouco de toda a parte de Lisboa e arredores. O campo de treinos passou a ser o pelado 7 – pois era complicado treinar com atletas a correrem em nossa volta  - chegámos a treinar no campo relvado n 5? (campo que diziam que viria a ser para o Basebol) enquanto arranjavam o campo nº 7. Outras equipas foram aparecendo na década de 90, como por exemplo, os Pioneiros (Seixal) e os Peloteiros (Oliveira de Azeméis). Fomos padrinhos de baptismo de jogo do Gaia BC e dos Tigres de Loulé. Participámos nas primeiras tentativas de Campeonatos/circuitos nacionais de Basebol, onde constantemente éramos vencidos pela falta de organização. Nesta altura o nome foi alterado para “ASTROS” de Lisboa, pois os “regulamentos” da então comissão instaladora não permitiam nomes “estrangeiros” na denominação das equipes. A  moral dos atletas do clube era elevada, sendo os estágios efectuados no Algarve os pontos altos deste empenho e dedicação. Os jogos de demonstração eram importantes para mostrar a modalidade ao mesmo tempo que motivava o trabalho dos atletas.

  

 

1993 - Associação Académica de Coimbra - Coimbra (ex Black Tigers)

 

A Secção de Basebol da Associação Académica de Coimbra é oriunda das cinzas da primeira equipa de basebol de Coimbra “ Black Tigers “ , que iniciaram a sua actividade no final de 1989. Fundada em 1993 , estreia - se ao público Luso - Ateniense , durante a semana cultural da cidade , semana da recepção ao Caloiro ( Festa das Latas ) , no lendário campo de santa Cruz .

 

 

02/11/1994 - Feira Basebol Clube - Santa Maria da Feira, Aveiro

 

O Feira Basebol Clube foi fundado a 2 de Novembro de 1994 em Santa Maria da Feira e é essencialmente constituído por emigrantes Venezuelanos, conhecedores da prática deste desporto , o clube organizou uma série de actividades no sentido de promover e desenvolver  a modalidade na sua vila , como por exemplo da organização de alguns torneios particulares , obtendo alguns frutos bem visíveis.

 

 

26/11/1994 - Caciques de Espinho Clube de Basebol e Softbol

 

Caciques de Espinho Clube de Beisebol e Softbol, fundado a 26 de Novembro de 1994 , é originário à semelhança de outros clubes , de emigrantes venezuelanos , e não é por acaso que conseguem um fulgurante 2º lugar no CNB´94 . O Clube interrompeu a actividade durante um ano e neste momento vive uma fase de restruturação , apresentando neste CNB´96 com uma equipa voluntariosa e ambiciosa .

 

 

31/01/1995 - Basebol Clube Tigres Loulé, Algarve

 

Baseball Clube Tigres de Loulé , fundado a 31 de Janeiro de 1995 , por um grupo de Portugueses  ex - residentes na Venezuela , constituí talvez , uma das maiores surpresas do basebol em Portugal. Formado por um conjunto de “aficcionados dél beisbol “ rapidamente conseguiram apoios locais para a construção e estruturação do seu clube . Estreando - se apenas no CNB´95 , alcançaram com alguma facilidade e destreza a final do circuito , classificando - se em 2º lugar , uma estreia quase perfeita .

 

 

17/03/1995 - Paz Basebol Clube - Espinho, Aveiro

 

Os Peloteros de AZ são fruto de um conjunto amigos, filhos de emigrantes provenientes da Venezuela, que pela prática usual do seu desporto favorito decidiram fundar em 17 de Março de 1995 o P.A.Z. Baseball Clube. Recheado por excelentes praticantes de basebol , por uma mecânica de jogo bem rotinada e pela exuberância do jogo em si , os Peloteros demonstraram cedo a sua supremacia e superioridade perante os seus adversários , ganhando todos os torneios e circuitos em que participaram. Assim aconteceu no CNB´94 e CNB´95 , em que conquistaram o titulo de Campeão Nacional em ambos os Circuitos .

 

 

29/03/1995 - Gaia Basebol Clube - Porto (extinto)

 

O Gaia Beisebol Clube nasce da vontade expressa e voluntária de um grupo coeso de amigos , estudantes universitários, que juntaram esforços para a fundação deste clube no dia 29 de Março de 1995 .

Desde então, o clube efectuou um grande esforço organizativo , tanto interno como externo , levando uma equipa a participar no CNB´95 conquistando o 5º Lugar  e no 1996 criou uma Escola de Beisebol para escalões formação entre os 8 e os 16 anos .

Demonstram um futuro promissor quer pela juventude quer pelo seu dinamismo em jogo , o Gaia Beisebol Clube envolve-se na luta deste CNB´96 .

 

 

17/02/1996 - Porto Basebol Clube - Porto (extinto)

 

O Porto Baseball Clube nasce pelas mãos de alguns estudantes universitários , filhos de emigrantes venezuelanos radicados no nosso país , com o carisma bem própria da Invicta. Embora o Porto Baseball Clube apenas se tenha fundado em 17 de Fevereiro de 1996 , participou no CNB´94 e no CNB´95 , classificando - se no 3º e 4º lugar respectivamente .

 

 

15/11/1998 - Latinos da Bairrada = Arcuma - Cantanhede.

 

A equipa foi fundada em 15 de Novembro de 1998.Fundadores:Uránio Caixeiro,Carlos santos,Mário Gonsálves e Alcides Branco.1ºtreinador:Uránio Caixeiro este atingiu os seguintes lugares no campeonato nacional:1999-7º lugar,2000-6ºlugar e 2001-6º lugar.Mais tarde arcuma convida dois membros para exercer o cargo como treinador da equipa latinos que são os treinadores actuais:Alfredo Lorenço e Flavio Santos estes conseguiram levar a equipa no ano 2002-7ºlugar mas resta lembrar q o treinador Alfredo lorenço levou os cadetes a ser campeões nesse ano e ganharam a taça de portugal.2003-5ºlugar.

 

 

09/02/2004 - Vigor Basebol Coimbra

 

O início do embrião da Secção do "Vigor Basebol" dá-se no ano lectivo 2003/2004, quando o Professor Filipe Jorge é colocado na Escola Básica 2,3 Inês de Castro. Logo no início do ano lectivo, o docente ministra uma unidade didáctica de Basebol às suas seis turmas no excelente campo terraplanado e largo da escola.

Nesse mesmo ano lectivo, surge a ideia de criar uma secção de Basebol num clube desportivo da freguesia - S. Martinho do Bispo, mais propriamente no "Esperança Atlético Clube". Para tal, Filipe Jorge pede contactos à "Académica Basebol" e conhece Sérgio Medeiros - introdutor do Basebol em Coimbra e Gonçalo Agreira - árbitro internacional de Basebol. Estes três mais Romeu Gerardo, irmão de Filipe Jorge arrancam com o "embrião" do Vigor Basebol. Assim, no início de 2004, Filipe Jorge, Romeu Gerardo, Sérgio Medeiros e Gonçalo Agreira elaboram uma proposta de uma "Escola de Formação de Basebol no Esperança Atlético Clube - S. Martinho do Bispo", ao qual não foi aceite.

Os mesmos não desistiram e foram ter com o clube rival do Esperança, o "Vigor da Mocidade" apresentando a mesma proposta. Esta, foi aprovada a 9 de Fevereiro de 2004, em reunião do clube, equivalendo assim, a data da fundação da Secção de Basebol do Vigor. Para a fundação desta Secção ficam os nomes de Filipe Jorge - Professor de Educação Física e entusiasta pelo Basebol; Sérgio Medeiros - introdutor do Basebol na cidade de Coimbra, fundador dos Black Tigers, fundador da Secção de Basebol da Associação Académica de Coimbra, treinador/jogador da Académica Basebol tendo conquistado campeonatos nacionais de Basebol, jogador da Selecção Nacional; Gonçalo Agreira - Árbitro Internacional de Basebol, jogador/treinador de Basebol da Académica; e Romeu Gerardo - irmão de Filipe Jorge que ajudou na fundação da Secção de Basebol do Vigor.

www.vigorbasebol.no.sapo.pt

Sem comentários: