sábado, 27 de agosto de 2022

Basebol/Softbol em Portugal completamente dividido


A página das Federações Desportivas do IPDJ, com link em https://ipdj.gov.pt/federacoes-desportivas, continua a não vigorar a Federação Portuguesa de Basebol e Softbol. 

O Estatuto de Utilidade Pública Desportiva atribuído a uma federação desportiva pode ser suspenso, cessar ou ser sujeito a renovação. A Federação Portuguesa de Basebol e Softbol está cessado há mais de 10 anos! A última competição oficial da Federação foi o XVI Campeonato Nacional de 2013. A partir deste ano, a Federação não teve autorização de oficializar mais competições oficiais de basebol, excepto as competições de caracter amadoras. 

A partir de 2006, os clubes de basebol em Portugal desentenderam-se com a Presidente da Federação, Sandra Monteiro que continua querer liderar a instituição até aos dias de hoje.
É nos mandatos da Sandra Monteiro que a Federação Portuguesa de Basebol e Softbol perde Utilidade Pública. 

O basebol em Portugal dividiu-se, havendo a competição amadora da Federação, designada de Circuito Nacional e existindo a Liga Atlântica de Basebol que já vai na XVI edição. A Federação deixou de poder organizar a Taça de Portugal que foi substituída pela Taça de Abrantes. Do outro lado, a Taça Osterlund é realizada e já vai na sua XIV edição.

Já no softbol feminino, a Federação Portuguesa de Basebol e Softbol sofreu a sua pior derrota de sempre, sendo "substituída" pela nova Associação Softbol Portugal que gere as principais provas de softbol. 

sexta-feira, 26 de agosto de 2022

Softbol Misto só no Desporto Escolar e na Associação Softbol Portugal

A origem e a evolução do Basebol e do Softbol em Portugal estão intrinsecamente ligadas ao ensino público, em geral, e ao Desporto Escolar, em particular. Ao contrário do que normalmente acontece com a generalidade das restantes modalidades do nosso panorama desportivo, grande parte da força do basebol, que impulsionou a própria organização desportiva desta modalidade em Portugal, surgiu de iniciativas desportivas escolares, na segunda metade da década de 1980. O Professor Marcus Vanhoof foi durante 13 anos um dos jogadores mais influentes na seleção holandesa, uma das mais fortes a nível europeu. Em 1979, resolveu investir em Portugal, onde instalou uma empresa de equipamento hospitalares e decidiu criar, no mesmo ano, um clube português de basebol. o Old Star de Lisboa. Em 1982, o mesmo docente cria Núcleos de Basebol e Softbol no Externato S. José de Lisboa e na Escola Secundária do Restelo. 

No ano letivo de 1990/1991 o Basebol e o Softbol aparecem pela primeira vez na estrutura de Desporto Escolar. Em novembro de 1991 os relatos dos projetos realizados com os primeiros grupos-equipa do Seixal e de Coimbra foram apresentados em congresso nacional de Educação Física, realizado em Tróia. Todo este movimento teve início nos concelhos do Seixal e Coimbra, particularmente nas Escolas Secundária Alfredo dos Reis Teixeira - Seixal e Alice Gouveia - Coimbra que, em 1989, viram surgir as primeiras equipas de Basebol e Softbol, conhecida como “Pioneiros do Seixal” e "Alice Gouveia de Coimbra"

Entretanto, pouco a pouco e, por todo o país, foram surgindo polos escolares de desenvolvimento onde o Softbol, pelas características dos nossos espaços escolares, se tornou na modalidade rainha. Neste percurso evolutivo, a Península de Setúbal aparece destacada, nomeadamente pelo seu importante historial, mas também pelo maior número de grupos equipas que tem vindo a envolver ao longo destes 32 anos de modalidade. Com várias equipas inscritas no quadro competitivo distrital as edições da "Liga Fertagus de Softbol" é disputada por grupos equipas de Setúbal e Lisboa.

Também, a região centro desenvolve uma grande competição de softbol misto, a Liga Atlântica disputada por grupos equipas de Coimbra - Escola Secundária D. Dinis e Agrupamento de Escolas Alice Gouveia e por equipas do distrito de Aveiro - Escola Secundária de Anadia e Escola Básica 2,3 de São Bernardo - Aveiro. 

Fazendo jus à sua própria génese, o número de praticantes de Basebol/Softebol de Desporto Escolar continua a crescer, ano após ano, excedendo sempre e por larga margem, o de praticantes federados.

A beneficiar de praticantes de Basebol/Softbol de Desporto Escolar, está a Associação Softbol Portugal que já promoveu, para os referidos alunos, a primeira edição da Liga Softbol Misto no ano de 2021 e que irá realizar a segunda edição até ao final do ano. 



Softbol feminino a crescer para os lados da Associação Softbol Portugal

Até ao segundo semestre de 2022, a Liga Atlântica já realizou 7 encontros de Softbol em Portugal, contando com a presença de 4 equipas - Académica de Coimbra, Aveiro Basebol da Associação Desportiva de Nariz, Agrupamento de Escolas Alice Gouveia - Coimbra e Crushers do Colégio Salesianos de Lisboa. 

A Liga Atlântica Softbol, a Taça Osterlund Softbol, a Liga Softbol Portugal e a Taça Softbol Portugal são as principais competições femininas, com o carimbo oficial da Associação Softbol Portugal, única entidade com utilidade pública e reconhecida pelo Instituto Português Desporto e Juventude - Republica Portuguesa. 

Até ao final do ano, a Associação Softbol Portugal quer realizar a segunda edição da Liga Softbol Portugal, a realizar no novo campo do Colégio Salesianos de Lisboa e a segunda edição da Taça Softbol Portugal, a disputar no Campo de Nariz do Aveiro Basebol ADN. Também, será realizada a 12ª edição da Taça Osterlund Sofbol em Coimbra e mais duas jornadas da Liga Atlântica para concluir a 18ª edição desta competição. 

A Associação Softbol Portugal conta com as suas 4 equipas - Académica, Crushers, Aveiro e Alice Gouveia e tenciona ressurgir mais 2 equipas, a equipa feminina dos Vikings de Vila do Conde e os Pioneiros do Seixal.