domingo, 23 de fevereiro de 2025

Académica Basebol vence a Taça Osterlund 2024 (edição em atraso)

No dia 15 fevereiro 2025, o campo da Cordinhã, foi palco da primeira mão da Taça Osterlund 2024 (edição em atraso). A Académica de Coimbra venceu o jogo frente ao Lavos Basebol da Figueira da Foz por 19 - 0. 
A segunda mão, ocorreu a 22 de fevereiro, no campo das Acácias Francisco Jordão - Lavos, tendo a equipa dos estudantes triunfado por 7 - 2. 

A Académica de Coimbra fica na posse de 4 taças Osterlund - sénior masculino, seguido do Inter do Porto e Blue Sox de Estarreja que já possuem 2 taças Osterlund e Salreu, Aveiro Basebol ADN, Universidade de Aveiro, Angels de Oeiras, Vikings de Vila do Conde e Bravos de Santa Maria da Feira com 1 Taça Osterlund. 
A Taça Osterlund, instituída em homenagem ao marinheiro americano que introduziu o basebol em Portugal, começou a ser disputada a partir do ano de 2010, cumprindo 15 edições, no escalão sénior masculino. 

https://photos.app.goo.gl/CZNe2iRjFT8VfXhD8 - Fotografias do jogo da 2ª mão
https://photos.app.goo.gl/R2yQUyfAZHEsTUq97 - Fotografias do jogo da 1ª mão

https://docs.google.com/spreadsheets/d/17GrhcWR5EfZvTGAwPYeyXSoQ8M0htsoLU14uQPU-xzA/edit?usp=sharing História da Taça Osterlund

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025

Jogadores do San Francisco Anadia Basebol Softbol em novo batismo no Campo Avelãs de Cima

Torneio procurou promover o batismo do San Francisco Anadia Basebol Softbol Clube, ex Dragons de Anadia.

Perto de 50 participaram no domingo, 16 de maio, no Torneio Softbol Batismo do San Franco que decorreu no Campo Avelãs de Cima - Anadia.

Sem classificações oficiais, o torneio procurou promover o convívio entre clubes e jogadores. Todos os participantes receberam no final do torneio um mérito pela participação e os clubes um maior apoio da Associação Softebol Portugal.

Neste evento participaram quatro equipas de softbol misto. De Lisboa, os Crushers do Colégio Salesianos de Lisboa. De Coimbra, a Académica e os Yankees. De Anadia, o novo clube San Francisco. 

A Associação Softebol Portugal agradeceu ao San Francisco pela iniciativa de mais um Torneio de Softbol Misto em Anadia que claramente já se tornou um marco nos encontros da modalidade. A Direção e o Staff do San Francisco, ficaram muito felizes com a dedicação de todos os jogadores e o clube vai continuar a apostar forte na formação no softbol em Anadia e arredores”. 

Domingo, 16 fevereiro, Campo Avelãs de Cima - Anadia
San Francisco 12 Crushers 5
Académica Coimbra 3 Crushers 2
San Francisco 19 Yankees Coimbra 2



segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025

sábado, 1 de fevereiro de 2025

Yankees Coimbra vencem a Taça Osterlund Júnior 2024 - edição em atraso

Só no dia 30 de janeiro, foi possível disputar a final da Taça Osterlund Júnior (Softbol Misto) - edição 2024 - edição em atraso, entre a Académica de Coimbra e os Yankees de Coimbra.

O encontro foi disputado no Campo 2 do Estádio Municipal de Anadia, no âmbito da 1ª Concentração Nacional de Softbol de 2025, tendo os Yankees ganho a final por 17-11.


Yankees Coimbra, bicampeãs da Liga Atlântica Softbol 2024 - edição em atraso

Em 2024, faltou apurar as campeãs da Liga Atlântica de Softbol. Só no dia 30 de janeiro, foi possível disputar a final de softbol feminino da LAS, entre a Académica de Coimbra e as Yankees de Coimbra. 
O encontro foi disputado no Campo 2 do Estádio Municipal de Anadia, no âmbito da 1ª Concentração Nacional de Softbol de 2025, tendo as Yankees ganho a final por 13-11. 

Mais uma vez, as Yankees de Coimbra voltam a ser campeãs da Liga Atlântica de Softbol. Esta competição cumpriu a sua 20ª edição, tendo até agora, as seguintes equipas campeãs: Crushers de Lisboa ganham por 5 vezes; Vikings de Vila do Conde e Adémia de Coimbra, 3 vezes; Yankees de Coimbra; Académica de Coimbra, Miranda Basebol, 2 vezes; e Pedrulha/Rainha Santa Coimbra e Lousanense, 1 vez. 




1ª Concentração Nacional de Softbol de 2025 em Anadia.


Na manhã de 30 de janeiro, realizou-se a primeira jornada Desporto Escolar - Liga Atlântica Basebol, do Quadro Competitivo conjunto das Coordenações Locais do Desporto Escolar Coimbra e Aveiro.
Esta mega concentração de softbol feminino e misto, reuniu sete equipas de quatro escolas com grande tradição na modalidade: Académica/D. Dinis Masculino, Académica/D. Dinis Feminino; Yankees/D. Dinis Masculino; Yankees/D. Dinis Feminino; Anadia Masculino A; Anadia Misto B; Alice Gouveia Misto; e Crushers Feminino do Colégio Salesianos de Lisboa. 

De manhã, o evento foi realizado no Campo 2 do Estádio Municipal de Anadia e contou com cerca de 80 participantes que disputaram nove jogos ao longo de três horas.
À tarde, o palco foi o Campo do Pedrulhense - Coimbra, com a disputa dos jogos entre a Académica/D. Dinis Feminino, Yankees/D. Dinis Feminino e Crushers Feminino e também com as partidas de softbol misto, entre Académica e Yankees. Estes encontros, realizaram-se no âmbito do "DE Escola Ativa - Projeto de Continuidade - Desporto Escolar Territórios de Basebol", em articulação com a Associação Softebol Portugal / IPDJ. Mais uma vez, se promoveu um vasto leque de experiências motoras, focadas no processo de desenvolvimento das capacidades motoras, cognitivas e sociais dos alunos, bem como, a promoção de jogos de softbol em Portugal. O evento foi um sucesso, com alunos e alunas mostrando suas habilidades no Softebol, bem auxiliados por árbitros. De destacar a elevada participação de praticantes femininas nesta atividade.
A próxima jornada da Liga Atlântica Basebol Júnior está marcada para o dia 20 de fevereiro, no mesmo local. Não percam!