quinta-feira, 10 de abril de 2025

Liga Atlântica Basebol regressa para uma nova edição - LAB 2025

No ano de 2025, realiza-se a 19ª edição anual da "Liga Atlântica Basebol", conferindo a esta competição, o estatuto de referência desportiva em Portugal. 
A LAB nasceu para ser uma alternativa viável, às competições não oficiais da Federação Portuguesa de Basebol e Softbol que continua a não ter utilidade pública. 
O IPDJ - Instituto Português Desporto e Juventude só tem os relatórios da Associação Softebol Portugal, conferindo a esta entidade, o estatuto de utilidade pública e todos os apoios financeiros para o plano de atividades da ASP. Já a Federação tenta sobreviver, das inscrições avolumadas que impõem a alguns clubes de basebol em Portugal, enquanto que a Liga Atlântica remete o esforço para os próprios clubes. Outros clubes de basebol, como é o caso das equipas algarvias, já não têm consideração sobre as competições da Federação, preferindo jogar nas ligas de basebol espanholas. 
A "Liga Atlântica Basebol 2025" tem um enorme conjunto de adeptos em Portugal, mas este ano, só quatro equipas é que mostram capacidades de participar na competição - Académica de Coimbra, Lavos da Figueira da Foz, Yellow Sox de Anhã, Viana do Castelo e Belion de Ponte de Lima. 
Depois da Páscoa, será lançado o calendário da LAB que será disputado até ao final de julho. 




segunda-feira, 7 de abril de 2025

"San Francisco Anadia Basebol Softbol" lidera o "Torneio Softbol Portugal Misto (Promoção)"

Já são 4 jogos de softbol misto realizados, no âmbito do "Torneio Softbol Portugal Misto (Promoção)", uma competição que visa promover as equipas para a pratica da modalidade. 
Três equipas de Coimbra - Académica, Universidade e Yankees, conjuntamente, com o San Francisco de Anadia, estão a realizar jogos entre si.
Até ao final do ano, novas equipas nacionais, entrarão no "Torneio Softbol Portugal Misto (Promoção)". 


sexta-feira, 4 de abril de 2025

Coimbra fecha o pódio do Softebol Feminino

A histórica equipa da Académica de Coimbra finalizou a Liga Feminina de Softebol em terceiro lugar, naquela que foi a terceira edição da prova organizada pela Softebol Portugal. Apesar da “medalha de bronze”, a equipa da cidade dos estudantes equilibrou todos os jogos que disputou, o que perspetiva um futuro muito interessante e promissor.

Na sua última jornada de participação, em Lisboa, a formação conimbricense baqueou frente à equipa lisboeta das “Crushers”, que viria a sagrar-se a vencedora da Liga, por 9-10 e 4-7, resultados equilibrados que evidenciam uma melhoria das prestações desportivas em relação ao ano anterior.

Os jogos das últimas duas jornadas da Liga contaram com a participação de um árbitro internacional holandês, o que elevou a qualidade do jogo e a credibilidade da prova.