2020, o ano da pandemia covid-19, bloqueou muitas atividades no basebol masculino e softbol feminino.
A nível sénior masculino, a Liga Atlântica de Basebol iria ser disputada por quatro equipas - Secção de Basebol da Associação Académica de Coimbra, Inter Basebol de Santa Maria da Feira, Raptors de Anhã - Viana do Castelo e Lanheses Bats, também de Viana. Na divisão da LAB Promoção, as equipas do Anadia Basebol, Yankees Coimbra e Latinos Cantanhede iriam realizar jogos entre si. Novas equipas que estão em fase embrionária, como a equipa de Guimarães, também seria convidada em participar em jogos amigáveis no âmbito da LAB Promoção.
A nível de formação, as equipas da Académica e Yankees tinham planeado alguns jogos particulares de basebol. Nas competições jovens, a Liga Basebol e a Liga Universitária Basebol não chegaram ao fim. Na primeira prova, registou-se um record de equipas inscritas - Académica, Yankees, Mira e Anadia. A partir de Setembro de 2020, juntaram-se à Liga Basebol, as equipas dos distrito de Aveiro - o Anadia Basebol e o Aveiro Basebol (dos núcleos de basebol das Escolas Secundária Mário Sacramento e José Estevão). A norte do País, a equipa dos Vikings de Vila do Conde, começavam a trabalhar em duas escolas secundárias que face à pandemia, obrigou a suspender a difusão do basebol/softbol a norte do País.
Nos torneios universitários, o Torneio da Queima das Fitas e a Liga Universitária, foram apenas protagonizados pela Académica e Yankees de Coimbra no escalão softbol misto, com a participação de jogadores do Programa Experimenta Softbol do Gabinete de Desporto da Universidade de Coimbra.
No Softbol Feminino, as duas principais equipas femininas em Portugal - Académica de Coimbra e Crushers de Lisboa, disputaram entre si, a Liga Atlântica de Softbol e a Liga Universitária de Softbol, faltando apenas disputar a Taça Osterlund de Softbol que irá se concretizar em Janeiro de 2021. No ano de 2020, a equipa feminina do Anadia teve a sua aparição, tendo realizado um jogo contra a Académica. Um projecto de Softbol Feminino que ficou em stand-by foi a equipa de Formoselha - Montemor-o-Velho, onde uma ex-jogadora da Académica, conseguiu mobilizar quase uma equipa completa, faltando apenas iniciar os treinos no Campo do Formoselha.
Sem comentários:
Enviar um comentário