segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Cooperação entre Académica de Coimbra e Rivers de Estarreja


A Secção de Basebol da Associação Académica de Coimbra e o Associação Rivers Estarreja B.B.C. vão trabalhar juntos, em prol do desenvolvimento do basebol em Portugal.

Esta parceria, visa fomentar os laços de amizade e cooperação entre
os Clubes, contribuindo para o crescimento da modalidade, permitindo
trabalhar mais e melhor tendo em vista o aumento de número de praticantes de basebol. 

Com esta cooperação, pretende-se a aproximação entre as duas
Entidades, no que respeita à formação de jogadores, no âmbito do desporto escolar territórios, promovendo o
intercâmbio de jogadores nos escalões de formação com a finalidade da realização
de ações desportivas conjuntas, como, jogos e treinos entre
os diversos escalões das duas Colectividades.

Quando a pandemia acalmar, um jogo sénior masculino se irá realizar, entre a Académica e os Rivers, bem como, a divulgação do basebol na Escola Secundária de Estarreja, será feita pelos dois Clubes, com o objectivo de criar um grupo equipa na escola e fazer um jogo basebol convívio, entre a Académica e os Rivers em Estarreja, a envolver alunos das escolas. 

sábado, 23 de janeiro de 2021

Nova empresa Fpbs - Federação Portuguesa De Basebol E Softbol em Portugal

O Governo aprovou no ano de 2020. o prolongamento do estatuto de utilidade pública desportiva às federações até 31 de dezembro de 2021, na sequência do adiamento dos Jogos Olímpicos Tóquio2020 devido à pandemia de covid-19.

Como corolário desta sequência, a empresa Fpbs - Federação Portuguesa De Basebol E Softbol foi constituída em 2020-09-25, com número de contribuinte 516127535 tendo a sua sede no concelho de Abrantes. A federação exerce a atividade de organismos reguladores das atividades desportivas e está atualmente classificada como Ativa, informa o site Rigorbiz.

Após 7 anos de Federação Portuguesa de Basebol e Softbol, sem utilidade pública e sem envolver 18 clubes de basebol ativos em Portugal, a federação tem sido gerida por um conjunto de elementos de alguns clubes, afectos à instituição.  



Esta decisão ocorre depois do adiamento de Tóquio2020, inicialmente agendado para o período entre 24 de julho a 09 de agosto de 2020 e adiado para 23 de julho a 08 de agosto de 2021, atendendo a que os mandatos estão associados aos ciclos olímpicos.

O regime jurídico das federações desportivas e as condições de atribuição do estatuto de utilidade pública desportiva prevê que o “mandato dos titulares dos órgãos das federações desportivas, bem como das ligas profissionais ou associações territoriais de clubes nelas filiadas é de quatro anos, em regra coincidente com o ciclo olímpico”, sendo que, neste caso, será de cinco.

Em relação ao Comité Olímpico de Portugal (COP), cujo mandato da direção liderada por José Manuel Constantino também respeita o ciclo olímpico, este é um “assunto que será avaliado no plano jurídico de acordo com os estatutos do COP e a Carta Olímpica”.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

Académica Basebol soma mais um campo de treinos em Coimbra

No próximo mês de Fevereiro de 2021, a Secção de Basebol da Associação Académica de Coimbra vai inaugurar o novo campo de treinos de basebol masculino e softbol feminino, situado em Vila Pouca do Campo - Taveiro - Coimbra.


Fruto da cooperação entre a Junta de Freguesia de Taveiro e a Associação Académica de Coimbra, a Académica Basebol vai poder somar às instalações do clube, um campo para o desenvolvimento da formação das modalidades americanas em Coimbra.

Para além do Campo de Vila Pouca, a Secção de Basebol da Associação Académica de Coimbra possui o Campo Santa Cruz, situado no coração de Coimbra e o Estádio Universitário de Coimbra, para os treinos das referidas modalidades. 

O principal campo de basebol da Académica, situa-se no Campo da Cordinhã - Cantanhede que também está disponível para o Unidos da Bairrada Basebol Cantanhede.  



Renascimento do basebol/softbol com o Aveiro Basebol em 4 escolas


Com o desaparecimento do "Núcleo de Basebol da Associação Académica da Universidade de Aveiro" em 2017, deixou de haver um clube a promover o basebol na cidade dos ovos moles. Passados três anos, surgiu o "Aveiro Basebol", a dar corpo ao basebol masculino e ao softbol feminino que, por estes dias, conta com quatro escolas dedicadas ao enraizamento das modalidades americanas, no seio dos jovens aveirenses.

O único clube ativo de basebol em Aveiro, conta já, com quatro grupos-equipas na cidade - um grupo de basebol masculino na Escola Secundária José Estevão, um grupo de softbol feminino na Escola Básica 2,3 S. Bernardo, um grupo na Escola Secundária Mário Sacramento e um grupo na Escola Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima. 

Todos estes grupos de basebol/softbol do "Aveiro Basebol" trabalham sob a orientação dos Professores de Educação Física e do desporto escolar territórios do Núcleo de Basebol da Escola Secundária D. Dinis - Coimbra, com o intuito de promover o basebol masculino e o softbol feminino em Aveiro.

Além da formação, o "Aveiro Basebol" já agendou, para Junho, um jogo convívio, com a Secção de Basebol da Associação Académica de Coimbra, logo que o estado da pandemia covid-19, o permita, no campo desportivo de futebol de 11 do S. Bernardo em Aveiro.