domingo, 28 de março de 2021

Próximos alvos do Desporto Escolar Territórios Basebol: Miranda do Corvo e Lagos



Na situação atual do basebol/softbol, a Escola Secundária D. Dinis de Coimbra é presentemente a única escola em Portugal que apresenta um núcleo activo de basebol, integrado no "Desporto Escolar Territórios" que se iniciou no ano lectivo 2019/2020. É um projeto piloto de valorização da territorialização da oferta desportiva de basebol e da rentabilização dos recursos locais na modalidade, e que tem evoluído, em diversas fases.

Os próximos alvos do Desporto Escolar Territórios Basebol serão Miranda do Corvo e Lagos. No primeiro concelho, dois antigos jogadores do Núcleo de Basebol do Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo querem erguer um clube de basebol e estão a ter o apoio da Secção de Basebol da Associação Académica de Coimbra. Em Lagos, já há um futuro dirigente que quer fundar um clube de basebol na cidade, com o apoio total do Desporto Escolar Territórios Basebol.



Unidos da Bairrada Cantanhede Basebol



O fundador dos Latinos da Bairrada Baseball Club, o senhor Urânio Caixeiro, tem no ano de 2021, um novo clube que deu o nome de "Unidos da Bairrada".  Os "Unidos da Bairrada Cantanhede Basebol" assenta nos primórdios dos Latinos que se começaram a chamar por Unidos da Bairrada Futebol Clube, e agora, os Unidos dedicam-se ao basebol.

O novo clube tem o apoio de várias entidades. Tem ao seu dispor, o Campo da Gândara - Cordinhã - Cantanhede, para a prática do jogo de basebol. Tem, na sua agenda, o seu primeiro jogo de basebol, com a Secção de Basebol da Associação Académica de Coimbra, e posteriormente, com a equipa de veteranos do Aveiro Basebol. 

A futura associação promotora de desportos - basebol, quer apostar no desenvolvimento da modalidade em Cantanhede, conjuntamente com os Unidos da Bairrada, para que o concelho possa ter um clube de basebol ativo. 


sábado, 27 de março de 2021

O Basebol na Madeira


O basebol na Madeira está vivo e recomenda-se. Recentemente, o projecto denominado «Basebol na escola», foi promovido na "Escola Secundária Jaime Moniz" - Funchal. A aderência por parte da comunidade escolar foi grande e o contributo dos
 técnicos, José Fernandes e António Sainz, antigos treinadores e praticantes de basebol na Venezuela, ajudaram a criar uma equipa de basebol na escola. 

A "Associação de Basebol da Madeira" ganhou um novo folgo e organizou alguns torneios de basebol, no campo de Futebol do RG3, instituição militar e apoiados por duas instituições - "Junta de Freguesia de São Martinho Martinho" e "Associação Escola de Futebol João Inácio". Destaque para o torneio organizado pelo "Basebol Clube de São Martinho", conjuntamente, com duas equipas organizadas por ex-praticantes na Venezuela. 

A procura de instalações desportivas para a pratica da modalidade na Ilha, foi concretizada. Por um lado, a principal associação de basebol da Madeira, estabeleceu um protocolo com o campo do Juventude Gaula, para os amantes da modalidade, lá irem treinar, uma vez por mês. Por outro lado, aos domingos, a "Junta de Freguesia de São Martinho", disponibilizou um campo de futebol de cinco, sintético, para treinos livres de basebol sob a a orientação do treinador Carlos Sousa. 

Entretanto, o grupo de basebol que pertencia à "Associação de Basebol de São Martinho" juntou-se à "Associação Escola de Futebol João Inácio", e esta, têm uma secção autónoma para a modalidade. Para já, a falta de espaço para treinos e jogos é o grande problema, para o desenvolvimento do basebol na secção.

Um campo de futebol desativado que, outrora, foi utilizado pela "Associação de Basebol da Madeira", em 2007, e onde se realizavam os torneios, com a participação de sete e oito equipas, está impraticável e ervado. Face a este problema, a "Associação Escola de Futebol João Inácio" contactou o Município da Ribeira Brava, para saber da possibilidade de utilizar o campo para treinos e jogos. Estes acederam e a associação assinou um protocolo para utilização do campo. O clube está à espera das obras no espaço, para que este seja a casa do Basebol na Madeira. 

As atividades de basebol estão a desenrolar. A "Associação Escola de Futebol João Inácio" já contatou o Município do Porto Moniz, para estes organizarem uma equipa e haver encontros de basebol. O projeto da iniciação ao Basebol nas escolas do 1º ciclo de São Martinho, com o apoio da junta de freguesia local, para iniciar a modalidade, está em marcha e sob a responsabilidade técnica de José Fernandes. A organização da taça dos Municípios em Basebol, onde cada concelho organiza a sua equipa, será um grande desafio. A vinda de uma equipa de basebol da Madeira, ao Continente fazer alguns jogos, poderá acontecer brevemente, com a Académica de Coimbra a mostrar interesse, em jogar com a equipa da ilha. 

Neste momento, o basebol na Madeira tem condições para ter muito sucesso, devido à vinda de muitos emigrantes e descendentes para a pratica do desporto americano. 

quinta-feira, 25 de março de 2021

Plano Estratégico de Desporto Escolar (PEDE 2021-2025) - Basebol e Softbol




A coordenação nacional do desporto escolar está presentemente a elaborar o seu Plano Estratégico de intervenção para o quadriénio 2021-2025. Trata-se dum processo de reflexão e reorganização da atual realidade do Desporto Escolar, com o propósito de definição de uma proposta de plano de ação para cada uma das modalidades.

No Basebol e Softbol irá ser definido, pelos Professores de Educação Física, com grupos equipas, o plano de desenvolvimento das modalidades, com um momento de reunião à distância, via Zoom, entre todos os atuais intervenientes, dia 26 março, às 17h.

O Núcleo de Basebol do Desporto Escolar Territórios da Escola Secundária D. Dinis – Coimbra têm-se destacado a nível nacional compromete-se a:

- Criar um projeto piloto de valorização da territorialização da oferta desportiva de basebol masculino e softbol feminino, no escalão de formação, em cidades e da rentabilização dos campos desportivos locais nestas modalidades, com a criação de clubes do Núcleo de Basebol do Desporto Escolar Territórios da Escola Secundária D. Dinis - Coimbra.

- Promover o enquadramento técnico e científico-pedagógico e ações de formação das modalidades de basebol masculino e softbol feminino, junto dos Professores de Educação Física da região, em articulação com os clubes locais do Núcleo de Basebol do Desporto Escolar Territórios da Escola Secundária D. Dinis – Coimbra.

- Criar a interação dos clubes locais do Núcleo de Basebol do Desporto Escolar Territórios da Escola Secundária D. Dinis – Coimbra, com um conjunto de escolas básicas do 3º ciclo e secundárias da região, para a realização de sessões de prática de basebol/softbol, quer nas escolas, quer no campo de basebol das cidades.
 
- Promover jogos e torneios de basebol masculino e softbol feminino, no escalão de formação, entre o clube local e os diversos núcleos escolares associados ao Núcleo de Basebol do Desporto Escolar Territórios da Escola Secundária D. Dinis – Coimbra – “Secção de Basebol da Associação Académica de Coimbra”, Yankees da Escola Secundária D. Dinis – Coimbra, Escola Secundária Jaime Cortesão – Coimbra, Agrupamento Escolas Alice Gouveia - Coimbra, Escola Secundária de Anadia, Escola Secundária José Estêvão de Aveiro, Escola Básica 2,3 Ciclos São Bernardo e Agrupamento de Escolas D. Afonso Sanches – Vila do Conde, assim como, escolas convidadas que estão a promover as modalidades nas aulas de educação física, turmas dos cursos profissionais de desporto das escolas da região e clubes femininos da Associação Promotora “Softebol Portugal” – Crushers do Colégio Salesianos de Lisboa e Académica de Coimbra.
 
- Ativar o seguro escolar dos alunos que queiram frequentar os treinos dos clubes locais, com a criação de um protocolo de atividade extra-curricular de basebol masculino e softbol feminino com as escolas, de onde provêem os discentes que queiram progredir nas modalidades.

- Criar estágios de formação de basebol masculino e softbol feminino, para os alunos dos cursos profissionais de técnico de desporto das escolas da região, nos clubes locais do Desporto Escolar Territórios da Escola Secundária D. Dinis – Coimbra.

E eis os Falcons Baseball Luso Venezolano de Santa Maria da Feira


A 5 de Fevereiro de 2021, é fundado os "Falcons Baseball Luso Venezolano", um novo clube de basebol do Centro Social Luso Venezolano de Santa Maria da Feira. 

O clube encontra-se sediado em Nogueira da Regedoura, no concelho de Santa Maria da Feira, a poucos quilómetros de alguns centros urbanos de referência e de reconhecida importância como Espinho, Porto, São João da Madeira e Ovar.

Um novo projeto aberto à sociedade civil, tendo também por missão aproximar todos os cidadãos de Venezuela. Esta parceria irá permitir dinamizar a atividade do clube, cumprindo com os seus objetivos ao nível desportivo.

Os "Falcons" arrancam com a formação de uma equipa de basebol, no escalão sénior masculino, tendo já um grupo completo. Progressivamente será alargado a outros escalões, especialmente, no escalão de formação, com o apoio do desporto escolar territórios da Escola Secundária D. Dinis - Coimbra.

O Campo do Centro Social Luso Venezolano apresenta excelentes condições para a prática de basebol e vai dar um novo fôlego à modalidade no concelho de Santa Maria da Feira e representa uma oportunidade para todos que se queiram associar.

A nova secção de basebol do Centro Social Luso Venezolano, já está inscrito, nas duas das maiores competições de basebol em Portugal, Liga Atlântica de Basebol e Taça Osterlund. Mas os Falcons, não ficam por aqui, os torneios do clube, vão ser uma realidade no campo do Centro, envolvendo várias equipas de basebol. 

sábado, 20 de março de 2021

Taça Osterlund - edição 2020, apontado para Abril 2021



É a 11ª edição da Taça Osterlund que está em falta e a que não se realizou em 2020, devido à pandemia da Covid-19. 

A competição é disputada, anualmente, e quer homenagear o marinheiro americano Osterlund que impulsionou o basebol em Portugal, a partir do ano de 1917. 

A prova já conheceu vários vencedores, tendo a Académica ganho mais taças - 3, em 2015, 2017 e 2018 e os Inter - 2, em 2012 e 2014.  As equipas dos Bravos, Vikings, Universidade de Aveiro e Rivers conquistaram, cada clube, uma Taça Osterlund. 

A final da Taça Osterlund - edição 2020, irá ser realizada no campo da Cordinhã, local de treinos e jogos da Secção de Basebol da Associação Académica de Coimbra.

A competição conta com a presença da Académica de Coimbra, mais três ou 4 equipas que foram convidadas a participar - Inter do Porto, Luso do Centro Social Luso Venezolano de Santa Maria da Feira, Rivers de Estarreja e Aveiro Basebol. 

Uma data provisória foi definida para realizar a taça que carece de confirmação oficial. 

terça-feira, 16 de março de 2021

16 Março 2021 - Dia 1 de uma associação promotora de basebol em Portugal


 

E Portugal, vai assistir ao nascimento de mais uma associação promotora de basebol em Portugal. Uma pessoa coletiva de direito privado, sem fins lucrativos, que irá corresponder aos agrupamentos de clubes, de praticantes ou outras entidades que tenham por objeto exclusivo a promoção e organização de basebol, com finalidades lúdicas, formativas ou sociais, que não se compreendam na área de jurisdição própria das federações desportivas dotadas do estatuto de utilidade pública desportiva e que se constituam nos termos do Decreto-Lei n.º 279/97, de 11 de outubro, e na Lei n.º 5/2007, de 16 de janeiro.

16 Março 2021, é considerado o dia 1, do embrião de uma futura associação promotora de basebol em Portugal. A denominação da associação irá ser anunciada brevemente e os clubes que a compõem também. 

O Jornal Basebol que acompanhou o nascimento da Associação Promotora do Softebol Portugal, atualmente reconhecida pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, também irá ficar a par, do aparecimento oficial de uma nova associação promotora de basebol em Portugal

domingo, 14 de março de 2021

Três projectos de basebol na forja


 

O Desporto Escolar Territórios da Escola Secundária D. Dinis - Coimbra tem três projectos na forja para implementar o basebol nas cidades de Abrantes, Vila do Conde e Braga. 

Depois do sucesso da abertura dos grupos equipas de basebol, no início do ano letivo 2020/2021, nas escolas básicas e secundárias de Anadia e Aveiro, em articulação com o aparecimento dos clubes locais de basebol - Anadia Basebol e Aveiro Basebol, agora é vez, das cidade de Braga, Vila do Conde e Abrantes terem os seus projetos de basebol escolares. 

Nestas três cidades, o Desporto Escolar Territórios da Escola Secundária D. Dinis está a estabelecer contactos com clubes locais e escolas, para implementar o basebol à semelhança dos projetos de Anadia e Aveiro. 

Para já, o projeto mais avançado é o de Braga que já tem um clube, pronto a abrir uma secção de basebol, e também já há uma ligação ao Desporto Escolar que irá colaborar na divulgação da modalidade, nas aulas de educação física. 

Em Vila do Conde, os Vikings e o Desporto Escolar estão em contacto com escolas da cidade, para divulgar e captar alunos para o clube local.

Em Abrantes, o "Abrantes Basebol" está a ser concebido para os jovens, clube este, que terá acesso a jogos com os clubes do Desporto Escolar Territórios da Escola Secundária D. Dinis - Coimbra.

sábado, 13 de março de 2021

Associação Desportiva de Nariz - Aveiro Basebol


Associação Desportiva de Nariz - Aveiro Basebol é o nome do novo clube de basebol que nasceu no concelho de Aveiro, no dia 11 de Março de 2021, liderado por Filipe Jorge e Rúben Gimon.

O clube resulta do desporto escolar territórios da Escola Secundária D. Dinis - Coimbra / Secção de Basebol da Associação Académica de Coimbra e conta com dois escalões de formação - um grupo de basebol masculino e um grupo de softbol feminino. Além disto, o Aveiro Basebol aposta numa equipa de basebol sénior masculino e numa equipa de basebol sénior de veteranos.   

Os objetivos são claros: promover o enquadramento técnico e científico-pedagógico das modalidades de basebol masculino e softbol feminino; divulgar as diversas ações a desenvolver, possibilitando uma participação alargada da comunidade escolar e da população em geral; promover o basebol masculino e o softbol feminino, junto das escolas básicas e secundárias de Aveiro; dar a conhecer à comunidade escolar, o campo de futebol do Nariz da Associação Desportiva do Nariz, na sua condição de parceiro interessado no desenvolvimento da modalidade em questão; e promover jogos e torneios de basebol masculino e softbol feminino, no escalão de formação e no escalão sénior.

O projeto resulta de uma parceria com a Associação Desportiva do Nariz (presidido pelo Senhor Manuel Casimiro) que cederá as instalações, para treinos e jogos de basebol. 

O início da atividade do Aveiro Basebol assinala-se com um jogo particular com a Secção de Basebol da Associação Académica de Coimbra, a agendar brevemente.

Para já, as inscrições encontram-se abertas, no www.facebook.com/aveirobasebol

 

segunda-feira, 1 de março de 2021

Nova associação com o nome da "FPBS - FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE BASEBOL E SOFTBOL" e os seus novos estatutos disponiveis on-line

No site público "Portal da Justiça" - https://publicacoes.mj.pt, basta colocar na pesquisa do NIF/NIPC, o número 516127535 e têm-se acesso ao documento PDF da constituição da fundação de uma nova associação com o nome de "FPBS - FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE BASEBOL E SOFTBOL" - https://drive.google.com/file/d/1L8LuxZCjlB3Hr2E7jDGC6z47mS8Cf16S/view?usp=sharing

Bastaram apenas 3 pessoas, para criarem a nova associação.

No resto do documento, podemos ler os novos estatutos da Federação Portuguesa de Basebol e Softbol.