sábado, 27 de março de 2021

O Basebol na Madeira


O basebol na Madeira está vivo e recomenda-se. Recentemente, o projecto denominado «Basebol na escola», foi promovido na "Escola Secundária Jaime Moniz" - Funchal. A aderência por parte da comunidade escolar foi grande e o contributo dos
 técnicos, José Fernandes e António Sainz, antigos treinadores e praticantes de basebol na Venezuela, ajudaram a criar uma equipa de basebol na escola. 

A "Associação de Basebol da Madeira" ganhou um novo folgo e organizou alguns torneios de basebol, no campo de Futebol do RG3, instituição militar e apoiados por duas instituições - "Junta de Freguesia de São Martinho Martinho" e "Associação Escola de Futebol João Inácio". Destaque para o torneio organizado pelo "Basebol Clube de São Martinho", conjuntamente, com duas equipas organizadas por ex-praticantes na Venezuela. 

A procura de instalações desportivas para a pratica da modalidade na Ilha, foi concretizada. Por um lado, a principal associação de basebol da Madeira, estabeleceu um protocolo com o campo do Juventude Gaula, para os amantes da modalidade, lá irem treinar, uma vez por mês. Por outro lado, aos domingos, a "Junta de Freguesia de São Martinho", disponibilizou um campo de futebol de cinco, sintético, para treinos livres de basebol sob a a orientação do treinador Carlos Sousa. 

Entretanto, o grupo de basebol que pertencia à "Associação de Basebol de São Martinho" juntou-se à "Associação Escola de Futebol João Inácio", e esta, têm uma secção autónoma para a modalidade. Para já, a falta de espaço para treinos e jogos é o grande problema, para o desenvolvimento do basebol na secção.

Um campo de futebol desativado que, outrora, foi utilizado pela "Associação de Basebol da Madeira", em 2007, e onde se realizavam os torneios, com a participação de sete e oito equipas, está impraticável e ervado. Face a este problema, a "Associação Escola de Futebol João Inácio" contactou o Município da Ribeira Brava, para saber da possibilidade de utilizar o campo para treinos e jogos. Estes acederam e a associação assinou um protocolo para utilização do campo. O clube está à espera das obras no espaço, para que este seja a casa do Basebol na Madeira. 

As atividades de basebol estão a desenrolar. A "Associação Escola de Futebol João Inácio" já contatou o Município do Porto Moniz, para estes organizarem uma equipa e haver encontros de basebol. O projeto da iniciação ao Basebol nas escolas do 1º ciclo de São Martinho, com o apoio da junta de freguesia local, para iniciar a modalidade, está em marcha e sob a responsabilidade técnica de José Fernandes. A organização da taça dos Municípios em Basebol, onde cada concelho organiza a sua equipa, será um grande desafio. A vinda de uma equipa de basebol da Madeira, ao Continente fazer alguns jogos, poderá acontecer brevemente, com a Académica de Coimbra a mostrar interesse, em jogar com a equipa da ilha. 

Neste momento, o basebol na Madeira tem condições para ter muito sucesso, devido à vinda de muitos emigrantes e descendentes para a pratica do desporto americano. 

Sem comentários: