domingo, 12 de setembro de 2021

Especial Softbol Feminino - Parte I: a origem do Softbol Feminino em Portugal


1982 - Alunas do Externato S. José e Escola Secundária do Restelo praticam Softbol ministrado pelo Professor de Educação Física - Vanhoof

Neste ano, o Professor de Educação Física, Vanhoof, de nacionalidade holandeza, convence um conjunto de alunas a praticarem o softbol, todas as sextas-feiras, às 16.30 no campo de Jogos do Extenato S. José - Lisboa e também na Escola Secundária do Restelo.


1985 - Alunas do Professor de Educação Física, Fernando Lucas, praticam Softbol

Em 1985, o Prof. de Educação Física, Fernando Lucas da Escola Secundária nº2 do Seixal (atual, Escola Secundária Alfredo dos Reis Silveira) decide apostar no ensino do Softbol, com um jogo aproximado, a que deu a designação de "Fute-Basebol". Este Softbol adaptado foi praticado por um conjunto de alunas.

Em 1989, o mesmo docente, consegue adquirir material de basebol que começa a ser usado nas aulas de Educação Física, tendo os seus alunos, de ambos os sexos, a oportunidade de jogar Softbol de uma forma mais oficial.

 

No ano letivo de 1990/1991 o Basebol e o Softbol aparecem pela primeira vez na estrutura de Desporto Escolar e mais alunas praticam o Softbol em Portugal.

Em novembro de 1991 os relatos dos projetos realizados com os primeiros grupos-equipa do Seixal e de Coimbra foram apresentados em congresso nacional de Educação Física, realizado em Tróia. Todo este movimento teve início no concelho do Seixal, particularmente na Escola Secundária Alfredo dos Reis Teixeira que, em 1989, viu surgir a primeira equipa de Basebol e Softbol, conhecida como “Pioneiros do Seixal”: primeiro, como projeto de escola e, mais tarde, como GDE, com um papel dinamizador determinante para a promoção e implantação da modalidade, através da organização de algumas iniciativas de grande visibilidade e repercussão pública, como foi o caso do “Auto de Basebol nas Ruas de Lisboa”, a 7 de janeiro de 1993.




Sem comentários: