O Secção de Basebol da Associação Académica de Coimbra surge como o melhor emblema português, ocupando a 1.ª posição na geral, em função dos resultados das últimas trinta temporadas.
Na competição sénior masculino, o clube conimbricense conquistou um "Circuito Nacional" e quatro "Campeonatos Nacionais" quando existia a Federação Portuguesa de Basebol e Softbol, com Utilidade Pública. Nos últimos oitos anos, o clube emblemático de Portugal participou na competição sénior masculina da "Liga Atlântica de Basebol", obtendo resultados que vão ao encontro do espírito académico.
Na segunda maior competição nacional, a taça, jogada num formato de eliminatórias, a Académica de Coimbra conquistou três "Taças de Portugal", competição que já não existe e conquistou três "Taças Osterlund", competição que continua em vigor.
A "Super Taça" que foi extinta, pela antiga Federação Portuguesa de Basebol e Softbol, foi ganha pelos estudantes em 1998 e 2001.
Nas competições particulares, a Académica de Coimbra tem o torneio de basebol mais antigo de Portugal, o "Torneio Universitário - Torneio da Queima das Fitas" que já conta com vinte e seis edições, onde a Académica conquistou onze títulos.
Nas competições internacionais e no "tempo de vacas gordas", a Académica participou em seis edições das competições europeias de basebol.
A nível de formação, a "Liga Atlântica de Basebol Júnior" conferiu à Académica três títulos, participando também em duas edições da extinta "Taça de Portugal Júnior". Já na atual "Taça Osterlund Júnior", o clube de Coimbra arrecadou três troféus. Na "Taça Universitária - Queima das Fitas", a Académica conquistou três edições.
No escalão feminino, a Académica de Coimbra conquistou apenas um título, no extinto "Campeonato Nacional de Softbol". Com o aparecimento da Liga Softbol Portugal, a Académica participou na "Liga Softbol Portugal" e na "Liga Softbol Mista". Além destas ligas, as estudantes participaram em oito edições da "Liga Atlântica de Softbol", tendo ganho quatro vezes esta competição. A nível de taças, a Académica participou numa edição da "Taça Softbol Portugal" e onze edições da "Taça Osterlund Softbol", onde ganhou por quatro vezes. Também participou em sete edições do "Torneio Universitário Softbol" tendo ganho por duas vezes.
Na totalidade, a Académica continua a obter pontos, consolidando o primeiro lugar no ranking de clubes e a ser o melhor clube de basebol de todos os tempos.
Sem comentários:
Enviar um comentário