Finalmente, o basebol sénior masculino tem uma entidade pública que apoia e promove oficialmente a modalidade - o Inatel. Esta instituição está acolher um conjunto de equipas, dos 6o% clubes de basebol em Portugal que não estão integrados na desaparecida Federação Portuguesa de Basebol e Softbol NIF 503871680 e nem numa instituição, a que se designou Associação Federação Portuguesa de Basebol e Softbol NIF 516127535. Continua a não haver relatórios e contas das atividades da Federação que ainda não foram publicadas em endereços electrónicos, permissa esta, exigida por lei.
Recentemente, a página "Federações Desportivas - IPDJ" -
https://ipdj.gov.pt/federacoes-desportivas. A Federação Portuguesa de Basebol e Softbol, continua a não vigorar nas federações com atribuição do estatuto de Utilidade Pública Desportiva e nem no grupo de publicitação de entidades requerentes de UPD. O basebol é neste momento, a única modalidade desportiva que não aparece na página. A Federação Portuguesa de Basebol e Softbol, abreviadamente designada FPBS, foi fundada a 23 de fevereiro de 1996 e nas últimas décadas o seu papel como expoente máximo na divulgação e organização de eventos associados ao Basebol e Softbol tem-se traduzido num conjunto de episódios que nada dignificam a modalidade e que culminaram na sua perda de utilidade pública.
Atualmente, no site público "Portal da Justiça" -
https://publicacoes.mj.pt, na pesquisa do NIF/NIPC, o número 503871680 relativo à FPBS não apresenta qualquer resultado, no entanto, a 25 de setembro de 2020, é criada uma associação com o nome de Federação Portuguesa de Basebol e Softbol, com o NIF 516127535. No "Portal da Justiça" -
https://publicacoes.mj.pt, na pesquisa do NIF/NIPC, com o número 516127535, têm-se acesso ao documento PDF da constituição da fundação de uma nova associação com o nome de "FPBS - FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE BASEBOL E SOFTBOL", ou seja, houve um conjunto de clubes que resolveram criar uma associação a que deram o nome de Federação Portuguesa de Basebol e Softbol, com a criação de um novo NIF, colocando de parte os clubes fundadores e efetivos da FPBS.
A Inatel, uma organização singular na sociedade portuguesa que se afirma por uma missão, visão e valores organizacionais distintivos quer apostar no Basebol. A instituição tem site em
https://www.inatel.pt/ que apresenta várias páginas sobre a organização, em todo o território nacional, das atividades de ocupação dos tempos livres e de lazer dos jovens, dos trabalhadores, dos seniores, das famílias e das comunidades através de propostas sustentáveis em todos os domínios da sua intervenção.
No desporto - https://desporto.inatel.pt/, a Inatel aposta no futebol e no futsal, tendo várias equipas inscritas e competições nacionais. A instituição quer apostar no basebol, tendo já, seis equipas alinhavadas para participar numa competição designada de "Inatel Basebol Cup". Académica de Coimbra, Aveiro Basebol, Lavos Basebol, Raptors de Esposende, Bats Lanheses Viana do Castelo, Yelow Sox Viana do Castelo querem ser os pioneiros do basebol Inatel em Portugal.
Ainda numa fase embrionária, a competição de basebol da Inatel, quer receber a filiação dos clubes, cuja inscrição é de 4€, valor este que contempla a filiação do clube e o seguro desportivo do jogador. As equipas de Coimbra e Aveiro, estão a organizar e a mobilizar as equipas de basebol, para a competição da Inatel, disponibilizando um número de whatsapp - 964859202, para esclarecer e encaminhar os novos clubes para a nova competição.
A inscrição na Inatel, também contempla as equipas de participem noutros jogos particulares ou nas principais competições do basebol em Portugal, como é o caso da Liga Atlântica Basebol, da Taça Osterlund e do Torneio Universitário.
Portugal, retoma a sua normalidade na oficialização pública do basebol masculino com o Inatel, a organizar competições de basebol sénior masculino e continua a normalidade no softbol feminino, com a Associação Softbol Portugal a dirigir e a organizar competições para as equipas femininas.
Sem comentários:
Enviar um comentário