domingo, 12 de março de 2023

Federação perante a fragmentação do Basebol e Softbol em Portugal

A página das Federações Desportivas do IPDJ - Instituto Português Desporto e Juventude do Governo de Portugal - https://ipdj.gov.pt/federacoes-desportivas, atualizado a 3 de março de 2023, continua a não vigorar a Federação Portuguesa de Basebol e Softbol. Esta federação, não tem utilidade publica e nem aparece como requerente de UPD. Nestas modalidades, surgem outras entidades que estão a promover o Basebol e o Softbol, a Associação Softebol Portugal - Associação Promotora de Desporto e a Liga Inatel Basebol Cup, ambas com o carimbo de utilidade pública. 

A Federação, deixou de poder dominar as suas competições "Campeonato Nacional de Basebol" e o "Campeonato Nacional de Softbol", substituindo-os por "Circuito Nacional" e "Taça de Abrantes", respetivamente. A Associação Softebol Portugal promove as Ligas Softebol Portugal Feminino e Misto e a Inatel, o Inatel Basebol Cup. A nível escolar, a Federação não tem ligação nenhuma com as competições Liga Fertargus e nem com a Liga Atlântica Basebol Júnior, ao contrário da Associação Softbol Portugal que promove os encontros das ligas escolares. 
Os relatórios de contas publicados nos sites das federações desportivas, não existe, no site da Federação Portuguesa de Basebol e Softbol - 
https://fpbasebolsoftbol.wixsite.com/fpbs/publica%C3%A7%C3%B5es-oficiais. Os clubes tem acesso aos relatórios de contas, mas o público, nada sabe, como estão as contas da Federação. Até agora, os clubes que compõem a Federação não conseguiram chegar ao objetivo da UPD.
A nível de competições, o escalão sénior masculino apresenta a VIII edição do Circuito Nacional de Basebol, tendo havido já as edições dos anos de 1994 (Paz, vencedor), 1995 (Paz) e 1996 (Académica), sendo retomado em 2017 até 2019 e 2021 para adiante. Paralelamente, existe o Inatel Basebol Cup e uma organização que promove jogos de basebol, a histórica Liga Atlântica de Basebol. Nas provas das taças, os clubes da Federação lamentam que a Taça de Portugal seja denominada de Taça de Abrantes. Do outro lado, a Taça Osterlund, a prova em homenagem do introdutor do basebol em Portugal, é disputada por um conjunto de clubes. 
No escalão júnior do basebol masculino, esta competição parou no tempo. Desde o ano de 2016 que não há competições para os jovens. Para piorar a situação, a Academia de Basebol e Softbol da Federação, nunca se ergueu, no único campo de basebol em Abrantes. Também, a ligação do basebol às escolas de Abrantes foram praticamente nenhumas, numa cidade que se dizia como "capital do basebol em Portugal". 
A nível feminino, a última competição de softbol feminino, a sério, ocorreu no ano de 2007, quando três equipas femininas disputaram entre si, o "Campeonato Nacional de Softbol", ganho pelas Lobas de Abrantes que foram extintas no ano seguinte. Paralelamente, foi criada a Associação Softbol Portugal para dar nova vida ao softbol feminino e ao softbol misto. Esta associação cresce a olhos vistos e dinamiza várias competições, desde as Ligas Softbol Feminina e Mista (Sénior e Promoção). Também, a história Liga Atlântica Softbol continua a promover jogos de softbol feminino.