domingo, 15 de outubro de 2023

Novo Ciclo do Softbol em Portugal

Um novo estudo, sobre a história das competições do softbol em Portugal, leva-nos a entender melhor, o desenvolvimento da modalidade, sob a tutela de várias entidades. 

SOFTBOL MASCULINO

A competição de softbol sénior masculino, teve a sua primeira aparição, no "Encontro Nacional de Basebol" de 1993. Nas semi-finais, a equipa B dos Caciques de Espinho venceu os Mandarins da EB2,3 Alice Gouveia de Coimbra e os Pioneiros do Seixal derrotou o Lisbon Casuals Sport Club de Carcavelos da escola inglesa St. Julian's. Na final, os Caciques derrotaram o Lisbon Casuals, vencendo a primeira competição de softbol masculino em Portugal. 
Portugal, só voltaria a assistir a um jogo de softbol masculino em 2014. Neste ano, a Secção de Basebol da Associação Académica de Coimbra promove o seu Torneio Universitário - Queima das Fitas, com um jogo de softbol masculino. Frente a frente, jogaram Académica e Cambre, tendo a equipa espanhola ganho o encontro por 18-4. 
Em 2023, o Aveiro Basebol da Associação Desportiva de Nariz quer realizar o seu torneio de softbol masculino, com a participação de três equipas masculinas - Aveiro Basebol ADN, os Turpiales de Santa Maria da Feira e os Rivers de Estarreja. 

Nos escalões de formação, as competições de softbol masculino tiveram grupos - equipas das escolas que jogaram entre si. Desde o ano de 1989 que há encontros de softbol masculino entre escolas. Passados alguns anos, surgem competições de softbol, disputado por equipas escolares masculinas, como em 2001, com o surgimento do Torneio de Softbol no Desporto Escolar da Península de Setúbal / Encontro Nacional que dura até aos dias de hoje. Em 2008, surge a primeira edição da "Liga Fertagus", disputado por grupos equipas de softbol masculino. 

SOFTBOL MISTO

Em 1982, alunos do Externato S. José e Escola Secundária do Restelo praticam Softbol ministrado pelo Professor de Educação Física - Vanhoof. 
Neste ano, o docente, de nacionalidade holandesa, convence um conjunto de alunos a praticarem o softbol misto, todas as sextas-feiras, às 16.30 no campo de Jogos do Extenato S. José - Lisboa e também na Escola Secundária do Restelo.
Em 1985, o Prof. de Educação Física, Fernando Lucas da Escola Secundária nº2 do Seixal (atual, Escola Secundária Alfredo dos Reis Silveira) decide apostar no ensino do Softbol, com um jogo aproximado, a que deu a designação de "Fute-Basebol". Este Softbol adaptado foi praticado por um conjunto de alunos. 
Em novembro de 1991 os relatos dos projetos realizados com os primeiros grupos-equipa do Seixal e de Coimbra foram apresentados em congresso nacional de Educação Física, realizado em Tróia. Todo este movimento teve início no concelho do Seixal, particularmente na Escola Secundária Alfredo dos Reis Teixeira que, em 1989, viu surgir a primeira equipa de Basebol e Softbol, conhecida como “Pioneiros do Seixal”: primeiro, como projeto de escola e, mais tarde, como GDE, com um papel dinamizador determinante para a promoção e implantação da modalidade, através da organização de algumas iniciativas de grande visibilidade e repercussão pública, como foi o caso do “Auto de Basebol nas Ruas de Lisboa”, a 7 de janeiro de 1993.
No ano letivo de 1990/1991 o Basebol e o Softbol aparecem pela primeira vez na estrutura de Desporto Escolar. Em novembro de 1991 os relatos dos projetos realizados com os primeiros grupos-equipa do Seixal e de Coimbra foram apresentados em congresso nacional de Educação Física, realizado em Tróia. Todo este movimento teve início nos concelhos do Seixal e Coimbra, particularmente nas Escolas Secundária Alfredo dos Reis Teixeira - Seixal e Alice Gouveia - Coimbra que, em 1989, viram surgir as primeiras equipas de Basebol e Softbol, conhecida como “Pioneiros do Seixal” e "Alice Gouveia de Coimbra"
Entretanto, pouco a pouco e, por todo o país, foram surgindo polos escolares de desenvolvimento onde o Softbol, pelas características dos nossos espaços escolares, se tornou na modalidade rainha. Neste percurso evolutivo, a Península de Setúbal aparece destacada, nomeadamente pelo seu importante historial, mas também pelo maior número de grupos equipas que tem vindo a envolver ao longo destes anos de modalidade. Com várias equipas inscritas no quadro competitivo distrital as edições da "Liga Fertagus de Softbol" é disputada por grupos equipas de Setúbal e Lisboa. Também, a região centro desenvolve uma grande competição de softbol misto, a "Liga Atlântica Softbol Misto" disputada por grupos equipas da região centro. 
Outra grande competição que fomenta o softbol misto, é a "Taça Osterlund Júnior".
A beneficiar de praticantes de Softbol de Desporto Escolar, está a Associação Softbol Portugal - Associação Promotora de Desporto / Instituto Português Desporto e Juventude / Governo de Portugal que já promoveu, para os referidos alunos, a primeira edição da "Taça Softbol Misto Portugal", no ano de 2021, ganho pelas Crushers do Colégio Salesianos de Lisboa. A segunda edição, ano 2022, a Crushers, voltam a conquistar a taça. No ano de 2023, já estão inscritos para a "Taça Softbol Misto Portugal", as equipas das Crushers, Académica, Mutts e Reumáticos. 
A prova rainha da Associação Softbol Portugal, é a "Liga Softbol Misto Portugal" que já teve a sua primeira edição em 2022. No ano de 2023, irá ocorrer a sua segunda edição. 
Especificamente, para as escolas, a Associação Softbol Portugal organiza a "Taça Softbol Misto Promoção". A edição de 2023, foi adiado para o dia 31 de janeiro. 
Este ano, já se realizou o Encontro Nacional Desporto Territórios em Softbol Misto, com o carimbo oficial da Associação Softbol Portugal. 
A nível dos clubes que promovem as suas competições de softbol misto, registamos a realização de três competições: o "Torneio de Softbol Misto da Universidade de Coimbra", o "Torneio de Softbol Misto dos Reumáticos" e o "Torneio Softbol Livre de Estarreja" dos Rivers


SOFTBOL FEMININO

O Softbol Feminino em Portugal surge em 1982, em Lisboa, graças a um jogador da seleção nacional de basebol da Holanda, seu nome Vanhoof.

1982 - Alunas do Externato S. José e da Escola Secundária do Restelo jogam Basebol, ministrado pelo Prof. Vanhoof

As primeiras referências documentais, de raparigas a aprenderem e a jogarem Softbol, surge no ano de 1982. Neste ano, o Professor de Educação Física Vanhoof, de nacionalidade holandesa e a leccionar no Externato S. José - Restelo - Lisboa, convence um grupo de raparigas, a formar uma equipa e a treinar com elas a modalidade de basebol, todas as sextas-feiras, às 16.30, no campo de Jogos da escola. Pouco tempo depois, Vanhoof, alarga a divulgação do basebol, numa escola vizinha - a Escola Secundária do Restelo - Lisboa.

1985 - Alunas do Professor Fernando Lucas praticam Basebol

Em 1985, o Professor de Educação Física, Fernando Lucas da Escola Secundária Alfredo dos Reis Silveira - Barreiro - distrito de Setúbal, decide apostar no ensino do Basebol, com um jogo aproximado, a que chama "Fute-Basebol". Em 1989, o docente adquire material de Basebol que foi colocado à disposição dos seus alunos, para poderem jogar o basebol. Posteriormente, cria a uma equipa de basebol, batizada de "Pioneiros do Seixal". Um conjunto de alunas do Professor Fernando Lucas, jogam basebol desde o ano de 1989.

1993 - Softbol Feminino no I Encontro Nacional de Basebol Softbol

Realiza-se o I "Encontro Nacional de Basebol e Softbol", uma iniciativa organizada pela "Associação Portuguesa de Basebol e Softbol", realizado no Estádio Nacional - Complexo do Jamor (Oeiras), nos dias 23 e 24 de Junho de 1993. Duas equipas disputam uma final de softbol feminino - o "Lisbon Casuals Sport Club Carcavelos" de Cascais e as "Pioneiras" Seixal. As "Lisbon Casuals Sport Club Carcavelos" ganham o primeiro titulo nacional de Softbol feminino, derrotando na final as Pioneiras por 9 a 5.

No dia 14 de Novembro de 1993, a "Académica" de Coimbra organiza o 1º Encontro de Basebol da Latada, no seu campo de Santa Cruz, disputado pela equipa anfitriã, Pioneiros do Seixal e Caciques de Espinho. No intervalo entre o primero e segundo jogo, houve uma demonstração das técnicas de softbol, por algumas jogadoras da equipa feminina da Académica e Pioneiras.

1994 - Demonstração de Softbol Feminino no II Encontro de Basebol da Latada

A 14 de Novembro de 1994, realiza-se no campo santa cruz, o "II Torneio de Basebol Festa das Latas". Neste evento, a secção de Basebol da Associação Académica de Coimbra apresenta uma equipa feminina que faz uma demonstração de softbol ao publico.

1995 - Softbol Feminino no III Encontro de Basebol da Latada

O "III Encontro de Basebol da Latada", uma iniciativa organizada pela equipa Secção de Basebol da Associação Académica de Coimbra , integrado no programa das Festas das Latas da Universidade de Coimbra, realiza-se no dia 18 de Novembro de 1995 , no Campo Santa Cruz e conta com um jogo entre duas equipas de Softbol Feminino a nível nacional - Associação Académica de Coimbra e as Pioneiras do Seixal. As Pioneiras ganham o encontro por 15-2.

1996

Não encontramos registos documentais de Softbol Feminino em Portugal

1997 - I Taça Nacional de Softbol Feminino

Aquando da I edição da Taça de Portugal basebol masculino, disputado no Campo dos Tigres (Loulé), entre a equipa da Académica e da Faculdade Motricidade Humana, um jogo de Softbol Feminino, realiza-se entre a Escola Secundária Santo André do Barreiro e a Associação Académica de Coimbra. A primeira equipa ganha por 21 a 20.

No II Gaia Open 97 (18 e 19 de Outubro), realizam-se dois jogos de demonstração de softbol feminino entre Académica de Coimbra e uma Selecção do Resto do País, uma selecção integrando as melhores jogadoras do País. No primeiro jogo, a Académica ganhou por 5-3 e no segundo jogo houve um empate, 2 a 2.

Decorre no dia 14 de Junho de 1997, na Escola Básica 2,3 da Cova da Piedade, o Torneio de Basebol Cova da Piedade, no âmbito do Desporto Escolar. Este torneio, conta com a presença de duas equipas femininas, as Pioneiras da Escola Secundária Alfredo Reis Silveira do Seixal e a Escola Secundária Santo André do Barreiro. No jogo entre as duas equipas femininas, a Escola Secundária Santo André vence por 16 a 8.

1998 - II Taça Nacional de Softbol Feminino

A 24 de Outubro de 1998, disputa-se no "Campo Tôr" em Loulé, a "II Taça Nacional de Softbol Feminino", tendo a Associação Académica de Coimbra ganho às Tigres, por 4 a 1. Esta competição teve o carimbo oficial da Federação Portuguesa de Basebol e Softbol.

1999 - III Taça Nacional de Softbol Feminino

Em 1999, em Gaia, realiza-se a "Taça Nacional de Softbol Feminino" com a presença de três equipas: Académica de Coimbra, Tigres de Loulé e Escola Secundária Santo André do Barreiro. A equipa do Barreiro foi a campeã, tendo a Académica ficado em segundo e as Tigres em ultimo.

2000

Não encontramos registos documentais de Softbol Feminino

2001

As equipas de softbol feminino dos Tigres de Loulé e Lisboa Basebol Clube, jogam entre si, tendo a equipa de Lisboa, ganho por 11-4. A partida é realizada na escola inglesa St. Julian's, em Carcavelos.

2002

É programado para os dias 18 e 19 de Maio de 2002, a ida da equipa dos Tigres de Loulé, na categoria de softbol feminino, a Coimbra a fim de participar no Torneio da Queima das Fitas. No entanto, só se deslocou a Coimbra a equipa sénior masculina dos Tigres.

Decorre no dia 29 de Setembro de 2002, a Festa do Basebol, no campo relvado do resort turístico Vale do Lobo, iniciativa da Federação Portuguesa de Basebol e Softbol e do Basebol Tigres de Loulé com actividades do lançamento de bolas, home-run e corrida em velocidade e demonstrações do jogo nas categorias de cadetes, veteranos, femininos (variante de softbol).

No ano de 2002, há informações que o Núcleo de Basebol da Universidade de Aveiro apresenta uma equipa de Softbol feminino, formada por jogadoras que trabalham nos bombeiros da cidade. A equipa feminina só realiza alguns treinos.

2003

Não encontramos registos documentais de Softbol Feminino

2004

A equipa do Paz Softbol de Oliveira de Azemeis, única equipa de Softbol a nível nacional realiza um jogo amigável contra a equipa da Corunha em Espanha.

Um grupo de alunas da Escola Básica Integrada Ferrer Correia - Semide - Miranda do Corvo, distrito de Coimbra praticam Basebol sob a leccionação do Prof. Filipe Jorge.

2005

Na abertura da Final da Liga Ibérica de Basebol, disputado no Estádio Municipal de Abrantes, um encontro nacional de softbol feminino, realiza-se entre o Paz Softbol e os White Sharks, tendo as primeiras ganho por 11-2.

No ano de 2005, surge a primeira edição da Liga Atlântica Softbol. As alunas da Escola Básica Integrada Ferrer Correia - Semide - Miranda do Corvo e a secção de softbol do Grupo Recreativo do Vigor da Mocidade de Coimbra são convidadas a jogarem uma final entre si, marcado para o dia 25 de Junho de 2005, no Campo dos Sardões do Vigor - Fala - Coimbra. A equipa feminina do Vigor , com jogadoras oriundas da Ecola Básica 2,3 Inês de Castro de Coimbra não comparecem à final, atribuindo-se a vitória à Ferrer Correia Softbol.

2006

No ano de 2006, surge pela primeira vez, a Liga Atlântica, disputada por três equipas da região centro, Agrária Softbol, EB23 Lousã/Vikings Vila Conde e EBI Ferrer Correia Miranda do Corvo. A equipa mista da EB23 da Lousã/Vikings Vila Conde vence na final, a equipa da Agrária Softbol. No mesmo ano, também é instituída, a segunda edição da Liga Softbol, tendo como vencedor a EB23 da Lousã.

2007

No dias 13 e 14 de Outubro, o Campo de Basebol de Abrantes recebe o "I Campeonato Nacional de Softbol" organizado pela Federação Portuguesa de Basebol Softbol. De três equipas inscritas para a prova, o Paz Softbol de Oliveira de Azemeis desiste por falta de jogadoras. A competição foi disputada pela Agrária de Coimbra e Lobas de Abrantes, tendo a turma de Coimbra conquistado o título nacional.

Na terceira edição da Liga Atlântica Softbol, a equipa feminina do Lousanense da Lousã, vence na final a Agrária de Coimbra.

2008

No ano de 2008, Lobas de Abrantes, Associação Académica de Coimbra e White Sharks disputam o Campeonato Nacional de Softbol da Federação Portuguesa de Basebol Softbol. As Lobas são campeãs.

Em 2008, a Liga Atlântica Softbol é ganha pela equipa do Pedrulha - Coimbra que vence na final os Mandarins da Escola EB2,3 Alice Gouveia - Coimbra.

2009

A Federação Portuguesa Portuguesa de Basebol não institui nenhuma competição no ano de 2009. No entanto, a Liga Softbol institui uma nova edição, sendo ganha pelo Adémia Softbol.

2010

Novamente, a Liga Atlântica Softbol organiza uma final de softbol feminino ganha pelo Adémia.

2011

São realizadas quatro finais de softbol feminino em Portugal. A Taça da Escola Secundária Emídio Navarro é ganha pelas Crushers do Colégio Salesianos de Lisboa que bate na final os White Sharks de Almada.

A Liga Atlântica Softbol é ganha pela Escola Secundária Mário Sacramento de Aveiro que bate na final a equipa do Adémia de Coimbra.

No ressurgimento da Liga Atlântica de Softbol, a equipa do Adémia ganha esta competição frente à equipa dos Vikings de Vila do Conde.

Surge a Taça Osterlund Softbol Feminino ganha pela equipa dos Vikings de Vila do Conde.

2012

São realizadas duas finais de softbol feminino em Portugal. A Taça Inter-regional de Desporto Escolar do Sul, é ganha pelas Crushers do Colégio Salesianos de Lisboa que bate na final os White Sharks de Almada.

Na Liga Atlântica de Softbol, a equipa dos Vikings de Vila do Conde ganha esta competição frente à equipa do Adémia de Coimbra.

A Taça Osterlund Softbol Feminino é ganha pelo Adémia de Coimbra

2013

São realizadas duas finais de softbol feminino em Portugal. A Taça Inter-regional de Desporto Escolar do Sul, é novamente ganha pelas Crushers do Colégio Salesianos de Lisboa frente aos White Sharks de Almada.

Na Liga Atlântica de Softbol, a equipa dos Vikings de Vila do Conde ganha esta competição frente à equipa do Adémia de Coimbra e CHC Coimbra.

A Taça Osterlund Softbol Feminino é ganha pela Académica de Coimbra

2014

São realizadas duas finais de softbol feminino em Portugal. A Taça Inter-regional de Desporto Escolar do Sul, é novamente ganha pelas Crushers do Colégio Salesianos de Lisboa frente aos White Sharks de Almada.

Ressurge a Liga Softbol, tendo a Académica obtido o primeiro lugar.

A Taça Osterlund Softbol Feminino é ganha pela Académica de Coimbra

O Torneio Universitário de Softbol - Queima das Fitas Softbol Feminino é ganho pela equipa espanhola Cambre.

2015

A Liga Atlântica Softbol é ganha pela Académica de Coimbra.

A Taça Osterlund Softbol Feminino é ganha pela equipa do Miranda Softbol

O Torneio Universitário de Softbol - Queima das Fitas Softbol Feminino é ganho pela Académica de Coimbra.

2016

A Liga Atlântica Softbol é ganha pela equipa do Miranda Softbol.

A Taça Osterlund Softbol Feminino é ganha pela Académica de Coimbra

O Torneio Universitário de Softbol - Queima das Fitas Softbol Feminino é ganho pela equipa do Miranda Softbol.

Realiza-se, pela primeira vez, a Liga Universitária de Softbol ganha pela equipa da Académica de Coimbra.

2017

A Liga Atlântica Softbol é ganha pela equipa das Crushers de Lisboa.

A Taça Osterlund Softbol Feminino é ganha pela Académica de Coimbra

O Torneio Universitário de Softbol é ganho pelas Crushers de Lisboa

2018

A Liga Atlântica Softbol é ganha pela equipa da Académica de Coimbra.

A Taça Osterlund Softbol Feminino é ganha pela equipa das Crushers de Lisboa

O Torneio Universitário de Softbol é ganho pelas Crushers de Lisboa

2019

A Liga Atlântica Softbol é ganha pela equipa das Crushers de Lisboa.

A Taça Osterlund Softbol Feminino é ganha pela equipa das Crushers de Lisboa

O Torneio Universitário de Softbol é ganho pelas Crushers de Lisboa

2020

A Liga Atlântica Softbol é ganha pela equipa das Crushers de Lisboa.

A Taça Osterlund Softbol Feminino é ganha pela equipa das Crushers de Lisboa

O Torneio Universitário de Softbol é ganho pelas Crushers de Lisboa

2021

A Liga Atlântica Softbol é ganha pela equipa da Académica de Coimbra.

A Taça Osterlund Softbol Feminino é ganha pela equipa das Crushers de Lisboa

O Torneio Universitário de Softbol é ganho pela Académica de Coimbra

A Taça Softbol Feminina Portugal é ganha pela equipa das Crushers de Lisboa

2022

A Liga Atlântica Softbol é ganha pela equipa pela equipa das Crushers de Lisboa.

A Taça Osterlund Softbol Feminino é ganha pela equipa das Crushers de Lisboa

O Torneio Universitário de Softbol é ganho pela equipa do Anadia Basebol

A Taça Softbol Feminina Portugal é ganha pela equipa das Crushers de Lisboa

A Liga Softbol Feminina Portugal é ganha pela equipa das Crushers de Lisboa

A Taça Softbol Feminina Promoção é ganha pela Académica de Coimbra

2023

A Liga Atlântica Softbol Feminino irá ser disputada.

A Taça Osterlund Softbol Feminino irá ser disputada.

O Torneio Universitário de Softbol Feminino irá ser disputado.

A Taça Softbol Portugal Feminina irá ser disputado.

A Liga Softbol Portugal Feminina irá ser disputado em 2024.

A Taça Softbol Promoção Feminina é ganha pela Académica de Coimbra

O Inatel Softbol Cup é ganho pelas Crushers de Lisboa












Sem comentários: