A competição regional do desporto escolar basebol júnior (softbol misto), do ano de 2025, arranca no próximo 30 de janeiro.
A "Liga Atlântica Basebol Júnior" é uma competição escolar que entra na sua 21ª edição, onde participam 5 equipas de softbol misto e 3 equipas de softbol feminino.
A primeira jornada será no magnifico campo 2, do Estádio Municipal de Anadia, onde vão estar envolvidos os seguintes clubes - Anadia Basebol A e B (Mistos), Académica A (Misto), Académica B (Feminino), Alice Gouveia (Misto), Yankees Coimbra A (Misto) e Yankees Coimbra B (Feminino) e Crushers (Feminino).
domingo, 26 de janeiro de 2025
Liga Atlântica Basebol Júnior 2025
O novo clube "San Francisco de Anadia Basebol Softbol"
Anadia passa a ter 2 grandes clubes - "Anadia Basebol" da Escola Secundária de Anadia e "San Francisco Anadia Basebol Softbol Clube" - ex "Dragons Anadia". Este clube, foi fundado a 18 de outubro de 2024, tendo já realizado um jogo de basebol masculino e um encontro de softbol misto, com a Académica de Coimbra.
O "San Francisco" usufrui do terraplanado "Campo de Avelãs de Cima", instalação desportiva cedida pela Junta de Freguesia de Avelãs de Cima e do clube "Académico Avelãs de Cima". No dia 16 de janeiro, este campo é palco de um grande torneio sob a alçada da Associação Softebol Portugal.
Apenas 28 clubes desenvolvem o basebol softbol em Portugal
A nível de formação, os grupos equipas de softbol, só têm o apoio da Associação Softbol Portugal que promove torneios nacionais e internacionais.
"Circuito Nacional de Basebol", "Liga Atlântica Basebol" e "Inatel Basebol Cup" são as 3 competições de basebol sénior masculino que acontecem, anualmente, em Portugal. Ao longo de toda a história, a Académica Basebol, regista a melhor classificação de sempre, no basebol sénior masculino.
Além destes "campeonatos", também se organizam as "taças" - "Taça Cidade de Abrantes" e a "Taça Osterlund". Paralelamente, a todas estas provas, os clubes realizam os seus torneios de basebol - encontros amigáveis entre clubes.
Desde o ano de 2016, que não se registam competições oficiais de basebol júnior. Não tem havido qualquer torneio oficial de basebol para os juniores. As equipas de formação não conseguem ter uma equipa completa.
A nível do softbol, tem havido mais atividades. A Associação Softebol Portugal continua a realizar o seu excelente trabalho, cumprindo todas as normas exigidas por lei, perante o IPDJ - departamento do Governo de Portugal. Em contrapartida, a "Associação Softebol Portugal" é a única entidade nacional que recebe verbas, um apoio fundamental no desenvolvimento da modalidade.
Metade dos clubes, promovem torneios de softbol, em que a maior prova é o que se desenrola na Madeira.
sexta-feira, 24 de janeiro de 2025
Federação Portuguesa Basebol Softbol aliciada por candidaturas, versus, Federação só pode eleger um candidato
Os candidatos estão a estabelecer contactos com todas as federações, para obter o voto da federação. Quem a "Federação Portuguesa de Basebol e Softbol" quer votar, cabe à própria federação escolher, na esperança de conseguir a tão desejada "Utilidade Pública" que já lhe foge, à mais de 12 anos. Atualmente, só a "Associação Softebol Portugal" é que tem a "Utilidade Pública" do IPDJ - departamento do Governo de Portugal.
quinta-feira, 23 de janeiro de 2025
12 equipas de softbol disputam o maior campeonato nacional de softbol misto escolar
Sob a tutela da Associação Softebol Portugal, a única entidade nacional com utilidade pública, com capacidade de prosseguir fins de interesse geral, regional ou local e que coopera, nesse âmbito, com a administração central, regional ou local, volta a estar na organização dos dois maiores campeonatos regionais de softbol - "Liga Fertagus" e "Liga Atlântica Basebol Júnior".
No total, participam 12 equipas de softbol, dos quais 3 são de softbol feminino e 9 são de softbol misto. Numa primeira fase, as ligas irão apurar equipas para disputarem o "Encontro Nacional de Softbol" que irá se realizar no Complexo Municipal de Palmela, no dia 23 de maio.
LIGA FERTAGUS












sexta-feira, 17 de janeiro de 2025
Secção de Basebol da Académica em todos os escalões
Em 2025, a Académica Basebol contempla 4 escalões:
- Académica Basebol Senior
- Académica Basebol Universidade
- Académica Softbol Feminino
- Académica Softbol Misto / Masculino
Federação Portuguesa Basebol Softbol - 12 anos sem utilidade pública
https://ipdj.gov.pt/federacoes-desportivas - a página do departamento desportivo do Governo de Portugal, não tem o link da "Federação Portuguesa de Basebol e Softbol". Já é assim, há mais de 12 anos.
O Estatuto de Utilidade Pública Desportiva atribuído a uma federação desportiva pode ser suspenso, cessar ou ser sujeito a renovação.
Suspensão
Em caso de despacho fundamentado do membro do Governo responsável pela área do desporto nos seguintes casos:
- Violação das regras de organização interna das federações desportivas constantes do presente decreto-lei;
- Não cumprimento da legislação contra a dopagem no desporto, bem como da relativa ao combate à violência, à corrupção, ao racismo e à xenofobia;
- Não cumprimento de obrigações fiscais ou prestações para com a Segurança Social;
- Violação das obrigações contratuais assumidas com o Estado através de contratos-programa.
Efeitos da suspensão
- Suspensão dos apoios decorrentes de um ou mais contratos-programa;
- Suspensão de outros apoios em meios técnicos, materiais ou humanos;
- Impossibilidade de outorgar novos contratos-programa com o Estado pelo prazo em que durar a suspensão;
- Impossibilidade de beneficiar de declaração de utilidade pública da expropriação de bens ou direitos a eles inerentes, necessária à realização dos seus fins;
- Suspensão de processos para atribuição de quaisquer benefícios fiscais, nos termos do Estatuto dos Benefícios Fiscais;
- Suspensão de toda ou parte da atividade desportiva da federação em causa.
Efeitos da suspensão de parte da atividade desportiva de uma federação
Impossibilidade de apoiar financeiramente os clubes, as ligas ou as associações participantes nos respetivos quadros competitivos, bem como de atribuir quaisquer efeitos previstos na regulamentação desportiva aos resultados apurados nessas competições.
Prazo e âmbito da suspensão
São fixados no despacho do membro do Governo, até ao limite de um ano, eventualmente renovável por idêntico período, podendo a suspensão ser levantada com base no desaparecimento das circunstâncias que constituíram fundamento da suspensão.
Causas da cessação
- Com a extinção da federação desportiva;
- Por cancelamento;
- Pelo decurso do prazo pelo qual foi concedido sem que tenha havido renovação.
Caso 60 dias antes do decurso do prazo, a federação desportiva não tenha apresentado o pedido de renovação da concessão do estatuto da utilidade pública desportiva, o membro do Governo promove a notificação para tal efeito.
Cancelamento
O estatuto de utilidade pública desportiva é cancelado, por despacho do membro do Governo, quando deixem de subsistir os requisitos legais para a sua atribuição, ou decorrido o período da suspensão do estatuto sem que a federação desportiva tenha eliminado os fundamentos que lhe deram origem (neste caso, a federação permanece sujeita às consequências decorrentes da suspensão do estatuto de utilidade pública desportiva).
Renovação
No decurso do ano de realização dos Jogos Olímpicos de Verão deve ser requerida a renovação do Estatuto de Utilidade Pública Desportiva pelas federações desportivas interessadas. À renovação são aplicáveis as normas relativas à atribuição, devendo a federação requerente juntar um exemplar atualizado dos seus estatutos e regulamentos. Decorridos noventa dias da formulação do pedido, e sem que tenha sido proferida decisão, considera-se automaticamente renovado o estatuto de utilidade pública desportiva por novos 4 anos.
Académica Basebol Senior, continua a ser a melhor equipa de todos os tempos!
quarta-feira, 8 de janeiro de 2025
O final de 2024, contemplou dois encontros de softbol feminino
No dia 14 de dezembro de 2024, o Campo do CHC Coimbra, foi palco de dois encontros de softbol feminino promoção, entre a Académica e as Crushers de Lisboa.
A turma conimbricense ganhou os dois jogos por 12-11 e 12-06