sábado, 27 de fevereiro de 2021

Reunião "Encontro de Softbol Feminino" deu a conhecer a Associação Softebol Portugal e 40 jogadoras


Cerca de 40 jogadoras de softbol feminino de todo o País, estiveram presentes, no "Encontro de Softbol Feminino" que decorreu no dia 26 de Fevereiro, na plataforma Zoom. Além da jogadoras, também estiveram presentes, quatro dirigentes dos clubes/escolas que se dedicam à modalidade - Académica de Coimbra/Yankees da Escola Secundária D. Dinis - Coimbra, Crushers do Colégio Salesianos de Lisboa, Escola Secundária de Anadia, Escola Secundária José Estêvão/Escola Básica São Bernardo - Aveiro Basebol e Rivers de Estarreja.

Na conferência on-line deu-se a conhecer a "S.F.P.T. Associação Softebol Portugal" que foi criada em Março de 2018. A associação nasceu para promover a modalidade de Softbol, para representar as equipas institucionalmente e para criar uma estrutura oficial. A associação tem formado agentes desportivos e oficializou o softbol feminino de Portugal, junto das instituições competentes - IPDJ. 

No decorrer da reunião, um conjuntos de jogadoras da Académica, Crushers, Anadia e Aveiro deram voz ao trabalho desenvolvido, dentro das suas equipas femininas, bem como, manifestaram o total apoio ao crescimento da nova associação. A equipa dos Rivers pretende num futuro próximo, captar raparigas para a sua equipa.

No fim da reunião, os dirigentes dos clubes alinhavaram com a Associação de Softebol, um conjunto de linhas de orientação, para o desenvolvimento da modalidade em Portugal.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Conferência online ‘Encontro de Softbol Feminino’ decorre esta sexta-feira, dia 26 de Fevereiro

O ‘Encontro de Softbol Feminino’ será o tema para a conferência online que juntará a Associação de Softbol Portugal, dirigentes e treinadores dos clubes Académica de Coimbra, Anadia Basebol, Aveiro Basebol, Crushers Lisboa e Green Hornets do Pinhal Novo - Palmela, professores de educação física e jogadoras de softbol feminino. 

O evento, terá transmissão na plataforma Zoom, a partir das 18 horas, no dia 26 de Fevereiro. 

O programa da conferência contempla a apresentação da Associação Softbol Portugal, dos clubes de softbol e um período de mesa redonda entre dirigentes e jogadoras de softbol. 




sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

Clubes de Basebol e Softbol promovem um ciclo de Videoconferências no Google Meet

Na sequência da crise de saúde pública instaurada à escala global, que nos coloca em confinamento social e em isolamento nas nossas casas, surgem tempos de união, sobre o futuro que nos aguarda, onde urge conversar sobre basebol masculino e o softbol feminino.

Assim estão o fazer, os principais clubes da região centro e norte do País que se encontram a promover um ciclo de videoconferências dedicado às modalidades.

A próxima sessão vai decorrer no dia 26 de Fevereiro, das 21 às 22h30 horas, na plataforma do Google Meet, cujos temas prometem pertinência e atualidade, dando continuidade ao desenvolvimento do basebol em Portugal.

Também, para o dia 26 de Fevereiro, está apontado uma outra reunião que irá decorrer das 18h00 às 19h00, para dirigentes e jogadoras do basebol feminino que estarão a par da atividade da Associação Softebol Portugal.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

8 clubes unidos para promover o Basebol em todo o país






Yankees de Coimbra, Académica de Coimbra, Unidos da Bairrada Basebol Cantanhede, Anadia Basebol, Aveiro Basebol, Luso Basebol do Centro Social Luso Venezolano de Santa Maria da Feira, Rivers de Estarreja e Vikings de Vila do Conde estão em contacto com as escolas do terceiro ciclo e secundário para atrair novos atletas para o Basebol.

Começando a Norte do país, os Vikings de Vila do Conde, é um clube que se dedica ao basebol e já estabeleceu protocolos com os agrupamentos escolares, para promover a modalidade na cidade.

Em Estarreja, a nova equipa Rivers, com o apoio da Escola Secundária D. Dinis de Coimbra, têm como principal objectivo, fazer uma formação de base para que se consigam criar raízes sólidas para o crescimento da modalidade, no escalão jovem, apostando fortemente no desporto escolar como ”viveiro” para recrutamento do clube”. Até ao final do ano letivo, a divulgação da modalidade passa por captar alunos da Escola Secundária de Estarreja, para experimentarem o jogo de basebol, entre si e participarem num jogo convívio, com a Académica de Coimbra, no ano de 2021. 

O Centro Social Luso Venezolano de Santa Maria da Feira tem um novo clube - o Luso Basebol que, conjuntamente com a Escola D. Dinis de Coimbra, quer apostar no basebol jovem. A estratégia passa por divulgar a modalidade nas redes sociais e fazer a interligação com o Desporto Escolar da Escola Secundária de Esmoriz - Ovar para implementar o basebol e fazer a ponte com o Luso Basebol.

O Aveiro Basebol, já num patamar mais avançado, tem ao seu dispor, todas as escolas secundárias da cidade, para promover o basebol nas aulas de educação física. Em Janeiro de 2021, regista-se a constituição de uma equipa de basebol masculino e de uma equipa de softbol feminina, pertencentes ao Aveiro Basebol. Brevemente, o Campo do São Bernardo será palco de um jogo de basebol e softbol, entre o Aveiro Basebol e a Académica de Coimbra. 

Anadia Basebol e Unidos da Bairrada Basebol Cantanhede, tem ao seu dispor Professores de Educação Física, dedicados ao basebol que estão a promover o desporto norte-americano, junto dos alunos nas escolas secundárias de Anadia e Cantanhede. A seu tempo, a Académica de Coimbra irá jogar com estes grupos equipas escolares, no Campo da Cordinhã - Cantanhede e no Campo da Couvelha de Anadia. 

Coimbra, apresenta três escolas básicas e secundárias dedicadas à modalidade. Professores de Educação Física e Estagiários continuam a desenvolver o basebol masculino e softbol feminino, em articulação com a Secção de Basebol da Associação Académica de Coimbra e Yankees de Coimbra da Escola Secundária D. Dinis - Coimbra. 

São 8 clubes unidos que querem promover o basebol nas escolas e que querem realizar um conjunto de jogos convívios. O Aveiro - Académica, será sem dúvida, o primeiro grande encontro, em basebol masculino e softbol feminino.