Amigos, amigos, clubes de basebol à parte. Assim é, com a continuação dos "Inter Baseball Clube" e com o nascimento do "Luso Basebol Club", projeto este, que quer enraizar no Centro Social Luso Venezolano -
um espaço dedicado a todos que queiram
viver e conhecer a verdadeira essência do associativismo, da
camaradagem e da boa amizade. A vontade intrínseca e o concretizar do
sonho de todos aqueles que além fronteiras lutam e trabalham para
prestigiar o nome luso foram os alicerces que deram origem ao nascimento
do Centro Social Luso Venezolano, a 21 de Novembro de 1984. A Associação
foi criada a 13 de Junho de 1985.No dia 8 de setembro de 2020, a Secção de Basebol da Associação Académica de Coimbra - o clube de basebol mais antigo de Portugal, teve o privilégio de saber em primeira mão, do nascimento do "Luso Basebol Clube". Um ex jogador dos Inter de Santa Maria da Feira, está a avançar com a criação de um clube de basebol, dentro do Centro Social Luso Venezolano.
A história do basebol no Luso, não é de agora e já tem alguns anos. No ano de 2005, surgem os "Bravos do Luso Venezolano" que duram até ao ano de 2014.
Os Bravos participam no Campeonato Nacional de Basebol da Federação, nas épocas 2005, 2006, 2007 e 2008. Nos dois anos seguintes, o clube não participa em nenhuma competição do formato "todos contra todos".
Além do Campeonato, os Bravos do Luso participaram na Taça de Portugal,
nos anos de 2005, tendo ficado em quarto lugar e 2006, tendo sido
o vencedor da taça. A final foi disputada entre os Bravos do Luso Venezolano e a Académica
de Coimbra e teve como equipa vencedora os Bravos do Luso Venezolano com
o resultado de 11 corridas contra 5.
No entanto, no ano de 2010, os Bravos participam na Taça Osterlund que ganham frente ao Adémia de Coimbra e Romans de Braga, um triangular realizado no Campo dos Latinos de Cantanhede. Da equipa dos Bravos de 2010, saem alguns jogadores que vão fundar, a 23 Maio de 2012 os Lycans Basebol Clube que, mais tarde, mudaria de nome para "Inter Basebol Club" no ano de 2014.
No ano de 2011, os "Bravos - Piranhas" resolvem participar na Liga Atlântica de Basebol, tendo ficado em quinto lugar. Neste ano, o clube apresenta 5 raparigas que estavam a tentar criar uma equipa de softbol feminino.
Nos anos de 2012 e 2013, os Bravos, são uma das duas equipas que compunham o Campeonato Nacional de Basebol.
De 2009 a 2013, os Bravos participam na Taça de Portugal.
No ano de 2014, os "Bravos - Navegantes", voltam a participar na Liga Atlântica de Basebol.
A partir do ano de 2015, os Inter jogam no Centro Social Luso Venezolano, ganhando a Liga Atlântica de Basebol de 2017 e 2018, mais a LAB e a Taça Osterlund, conquistadas em simultâneo, nos anos de 2012 e 2014.
No ano de 2019, os Inter ainda participam na LAB Promoção com a Académica de Coimbra.
Já em 2020, surge o projecto de um nova colectividade de basebol no Centro Social Luso Venezolano que brevemente irá promover o "I Torneio do Luso Basebol Clube - Liga Atlântica de Basebol" que terá a participação da Secção de Basebol da Associação Académica de Coimbra e o apoio da Câmara Municipal da Feira. Quanto ao Inter Basebol, este clube promete continuar, com a captação de novos jogadores e com o apoio total da Académica e do Desporto Escolar Territórios.