José Elías García Pereira, luso-venezuelano que foi contratado pelo clube Los Angeles Dodgers, está na Madeira a redescobrir as suas raízes portuguesas.
Herdeiro de uma tradição familiar de basebol, José Elías García Pereira orgulha-se de seguir os passos do seu primo, Miguel Rojas, que joga na Liga Principal de Basebol para os Miami Marlins e do seu pai, que sempre praticou essa disciplina.
Apesar da pouca idade, as coisas têm corrido bem para este luso-venezuelano que aos 18 anos foi contratado pela organização Los Angeles Dodgers e também assinou com a equipa venezuelana Tiburones de La Guaira.
Em 2019 jogou a sua primeira liga como jogador profissional de basebol na República Dominicana no complexo da Dominican Summer League (DSL) dos Dodgers como recetor. Nesse campeonato foi premiado com o "Jogador do Mês de Agosto" com média de 0,333 pontos. O jovem luso-venezuelano brilhou em Santo Domingo.
Visita à Madeira
Com a pandemia, a atividade do complexo DSL ficou paralisada e agora José Elías encontra-se na Madeira, terra dos seus avós maternos, uma ilha que o jogador não visitava desde os 2 anos e da qual tinha poucas memórias.
Apenas lembrava as curvas e os caminhos estreitos e escarpados que conduziam à Ribeira Brava, o concelho do qual é natural a sua família, e onde atualmente passa férias na companhia das tias Marisela e Graciela e da prima Ana Carolina.
Ele conta que o seu tio, que é carpinteiro, fez-lhe uma base para ele colocar a bola e assim praticar as batidas durante a sua estadia na Madeira.
Raízes portuguesas
"Sou metade venezuelano e metade português. Estou ligado a Portugal pela gastronomia, pela fé católica, pela devoção a Fátima, para além dos valores incutidos em casa: humildade, responsabilidade, pontualidade, respeito".
Leia tudo na edição impressa de hoje do JM.
Delia Meneses
https://www.jm-madeira.pt/desporto/ver/102870/Lusodescendente_trabalha_para_alcancar_a_Liga_Principal_de_Basebol
Sem comentários:
Enviar um comentário