sábado, 3 de abril de 2021

Taça Osterlund - edição 2020, sob a alçada do Núcleo de Basebol do Desporto Escolar Territórios da Escola Secundária D. Dinis



Em Abril de 2021, o Núcleo de Basebol do Desporto Escolar Territórios da Escola Secundária D. Dinis - Coimbra, em  parceria com a Secção de Basebol da Associação Académica de Coimbra, irá promover a "Taça Osterlund - edição 2020".

Enquadrado na missão do Núcleo, em desenvolver torneios de basebol, a nível nacional, a "Taça Osterlund" irá ser mais uma competição a concretizar, no âmbito do plano de atividades do referido núcleo. 

A "Taça Osterlund - edição 2020" irá se realizar no Campo da Gândara - Cordinhã - Cantanhede, competição esta, considerada de interesse local. Uma competição que irá proporcionar aos alunos jogadores do Núcleo de Basebol da Escola, do nível mais avançado, jogar e interagir com jogadores de clubes de basebol.

Com base no lema “Juntos, sabemos mais e fazemos melhor”, o projeto de basebol do desporto escolar territórios, da Escola Secundária D. Dinis, interage com uma comunidade de basebol, principalmente, clubes da região centro e norte, onde se destacam as melhores práticas em prol do desenvolvimento da modalidade, podendo comunicar, estabelecer e reforçar esse facto nas suas redes colaborativas.

Face a esta valorização, o incentivo do Núcleo de Basebol do Desporto Escolar Territórios da Escola Secundária D. Dinis, em organizar a Taça Osterlund - edição 2020, visa premiar a escola e conseguir desenvolver um dos torneios mais importantes de basebol  de Portugal.

A "Taça Osterlund" é uma competição de basebol masculino, de softbol feminino e de basebol misto disputada por equipas portuguesas, desde o ano de 2010. Uma competição que visa homenagear "Osterlund", considerado o principal "introdutor" do basebol regular em Portugal. 

De acordo com a imprensa da Casa Pia de Lisboa e o jornal O Século. Frank Andrew Osterlund, era o nome completo do norte-americano e marinheiro de guerra que introduziu o basebol regular em Portugal. Ele nasceu a 20 de Fevereiro de 1887, na Philadelphia County - Estado Pennsylvania - USA, tendo casado com a portuguesa Maria Francisca de Saldanha Gama de Torres Novas. Desta relação nasceram dois filhos -  John Alexander Osterlund (nascido em 1911) e Frank August Osterlund ou Francisco Augusto de Saldanha Gama Osterlund (nascido em 1913). Todos eles estiveram na criação da secção de basebol no Casa Pia, em 1923. 

É no campo primitivo das Salésias que acontece o berço do Basebol em Portugal.  O jornal "Século" - edição da noite, de 4 de Julho de 1917, refere que o jogo de basebol «é pouco conhecido em Lisboa, pois apenas foi jogado uma vez, há cerca de 20 anos [1897], entre os oficiais dos navios de guerra americanos vindos a este porto [Tejo], tendo sido jogado no antigo Campo das Salésias», localizado nas Terras do Desembargador em Lisboa - antiga Parada do Quartel das Oficinas Gerais de Material de Engenharia (Exército), entre a Calçada da Ajuda e a Rua Alexandre Sá Pinto Situação, bem próximo do novo campo das Salésias, do Clube Futebol "Os Belenenses" e da Escola Secundária Marquês de Pombal. 

A 16 de Julho de 1917, Frank Andrew Osterlund está presente no jogo promovido por Thomaz Birch - Embaixador dos Estados Unidos em Lisboa - Portugal, encontro este, que foi realizado no campo das Laranjeiras - propriedade do CIF - Clube Internacional de Futebol.  

Para homenagear os feitos de Frank Andrew Osterlund, na introdução e desenvolvimento do basebol, nas décadas de 10, 20 e 30, em Portugal, o "Adémia Basebol" de Coimbra, teve a iniciativa de criar uma competição dedicado ao marinheiro americano, instituindo uma taça com a denominação de "Taça Osterlund". A primeira edição oficial desta prova aconteceu a 18 de Junho de 2011. Três equipas de basebol sénior masculino - Adémia/Jaime (Coimbra), Vikings (Vila do Conde) e Angels (Oeiras), disputaram entre si, o primeiro "Torneio Osterlund" 2011. Uma grande competição realizada no Estádio Universitário de Coimbra, onde três equipas tiveram a dignidade de homenagear Osterlund, marinheiro da colónia americana de Lisboa que em 1917, introduziu regularmente o jogo de Basebol em Portugal. 

A primeira edição oficial da Taça Osterlund Basebol foi ganha pelos Vikings. No ano de 2010, houve um torneio oficioso, dedicado a "Osterlund", no campo da Malhada de Baixo - Cantanhede, disputado por três equipas - Adémia de Coimbra, Braga Romans e Bravos de Santa Maria da Feira, sendo esta última equipa que ganhou a "Taça Osterlund".

Desde o ano de 2010 que a "Taça Osterlund" é disputada em todos os escalões, basebol sénior masculino, softbol sénior feminino e escalões de formação, tendo premiado vários clubes, cujos campeões podem ser conhecidos no link https://sites.google.com/site/jornalbasebol/tacaosterlund do "Jornal Basebol". 

TAÇA OSTERLUND - BASEBOL SÉNIOR MASCULINO
2010 - Bravos Centro Social Luso Venezolano (Santa Maria da Feira)
2011 - Vikings (Vila do Conde)
2012 - Inter Centro Social Luso Venezolano (Santa Maria da Feira)
2013 - Angels (Cascais)
2014 - Inter Centro Social Luso Venezolano (Santa Maria da Feira)
2015 - Académica (Coimbra)
2016 - Universidade Aveiro (Aveiro)
2017 - Académica (Coimbra)
2018 - Académica (Coimbra)
2019 - Rivers (Estarreja)
2020 - ?

TAÇA OSTERLUND - SOFTBOL SÉNIOR FEMININO
2011 - Vikings (Vila do Conde)
2012 - Adémia (Coimbra)
2013 - Académica (Coimbra)
2014 - Académica (Coimbra)
2015 - Miranda (Miranda do Corvo)
2016 - Académica (Coimbra)
2017 - Académica (Coimbra)
2018 - Crushers (Lisboa)
2019 - Crushers (Lisboa)
2020 - ?

TAÇA OSTERLUND - JÚNIOR
2016 - Mira (Mira)
2017 - Mira (Mira)
2018 - Académica (Coimbra)
2019 - Académica (Coimbra)
2020 - ?

Sem comentários: