sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Background sobre o basebol em Portugal - Não há relatórios de contas, não há estatuto de utilidade pública

 

Ricardo Panuzzo, bem avisou... mas já foi tarde demais... ex elemento da Federação Portuguesa de Basebol expõem, em 2010, o seguinte:
 
«"Estimados seguidores do basebol em Portugal, é com crescente preocupação que mantenho um contacto com as notícias que (não) vão sendo publicadas sobre as actuais e futuras actividades da Federação Portuguesa de Basebol e Softbol (FPBS).
Lamentavelmente continuamos a assistir a um sem número de atropelos, desleixos e faltas. Rumo que os actuais órgãos da FPBS decididamente não pretendem mudar.
Assistimos a uma clara e lamentável cisão de praticantes ao nível nacional, sendo já poucos, ainda nos damos o luxo de ignorar muitos.
Sabemos, por um site de notícias não oficiais da FPBS, que se irão realizar cursos “abertos” nos primeiros dias de Março, assim como eleições neste mesmo mês. Mas o mais curioso é que isto tudo acontece quase na sombra, no segredo e no silêncio. Nada é público, nada é publicado oficialmente.
No entanto, parcerias internacionais, promoções de espectáculos, fazem parte da actual site temporário da FPBS.
Os actuais órgãos da FPBS têm a desfaçatez de (considerando as notícias publicadas no Jornal Basebol como sendo verdadeiras) não convocar publicamente a eleições assim como não publicar o calendário eleitoral.
Mais ainda, os actuais órgãos da FPBS pretendem fazer eleições sem terem aprovado uma única vez em 6 anos Relatório de Contas, ponto obrigatório dos anteriores e dos novos estatutos em vigor (e este sim, passível de pôr em causa o estatuto de Utilidade Pública).
A FPBS não pode continuar o rumo que segue. Os órgãos de uma federação são eleitos para representar a modalidade a nível nacional, mas acima de tudo, para dar uma voz única, forte e consensual a todos os clubes que a representam.
Os actuais órgãos da FPBS não podem representar os clubes, porque se assim for, os clubes que a apoiam não estão a olhar para o bem comum da prática da modalidade ao nível nacional, mas em interesses individuais.
Precisa-se de uma nova atitude, com estes ou com outros intervenientes. Mas precisa-se.
A cada dia que passa, e ao não validar as opções dos actuais órgãos da FPBS nos últimos 6 anos de mandato, através de uma votação em Assembleia-geral das contas da FPBS e validadas pelo Conselho Fiscal, a vergonha devia crescer até ficar insuportavelmente pesada.
Porque a dúvida que paira no ar pela não validação das contas pelos clubes em AG é, só por si, um fardo que nenhuma pessoa de bem e com carácter deve carregar.
É tempo de mudança, se este for aberto a todos os interessados em trabalhar pela FPBS. É tempo de um novo tempo. É tempo de procurar estar preocupados naquilo que o basebol precisa e não dos interesses do grupo de costume.
E, acima de tudo, é tempo de vozes fortes e críticas, porque é na crítica e na oposição que o equilíbrio é conseguido. Não é no autoritarismo, nas posições radicais e escondidos atrás de contactos inactivos ou inexistentes que o basebol fica a ganhar. Mesmo que até os estatutos em vigor primem por tudo, menos pela pluralidade.
Fica aqui a crítica. Aponto o dedo aos responsáveis pelos actuais órgãos da FPBS por serem incapazes de olhar para as necessidades do basebol nacional.
Um forte abraço para os amantes da modalidade.
Cumprimentos desportivos,
Ricardo Pannuzzo

PS. para vossa informação, seguem em anexo os actuais elementos dos órgãos da FPBS."
 
Mesa da Assembleia
Presidente Dr. Óscar Alves da Silva
Vice-Presidente Élio Manuel de Oliveira Simões
Secretário Dr. Carlos Manuel Borges de Oliveira Godinho Ferreira

Direccção
presidente Sandra Monterio
vice-presidente Ricardo Pannuzzo (demitido)
tesoureiro Jorge Gomes (demitido)
1ro vogal Ricardo Ribeiro
2do vogal António Nadais

Conselho de Arbitragem (dissolvido por decisão da direcção)
Presidente Eng. Jorge Immanuel Vaz Fontes
Secretário Amaral Simões de Carvalho
Relator Miguel  Braz  Cardoso    

Conselho Fiscal
Presidente Dr. António Carlos Silva dos Santos Teixeira
Secretário Dra. Isabel Alexandra Aragonez Afonso Bicho
Relator Dr. Vitor Manuel Lopes Fernandes

Conselho Juridiscional
Presidente Dr. António João Paes de Faria
Vice-Presidente Dra. Natália Ferreira Moreira
Secretário Dr. Manuel Ferreira Vilar

Conselho Disciplinar
Presidente Dr. António José Bernardo
Vice-Presidente Dr. Paulo Sérgio Rei Pardal Figueiredo
Secretário Dr. Nuno Andre Teixeira Pestana

MEMBROS POR COOPTAÇÃO
financeiro Manuel da Cruz
2do Sec. MAG Fernando Mostardinha

Suplentes
Prof. Luciano António Lanha Moreira Caçador
Sílvio Claudio Rodrigues da Silva
Jorge Hernani Jestosa Almeida
Dr. Manuel Armando Mendes da Cruz
Fernando António Maia Mostardinha
Jose Manuel Valente Dias
Milton de Oliveira Simões
Dr. Leonardo Couto Azevedo»
 
Fim de Citação de Ricardo Pannuzzo

Sem comentários: