Tudo começou em 1994, quando a Associação Académica de Coimbra criou a primeira edição do Torneio da Queima das Fitas que é hoje, o torneio mais antigo de Portugal. Na TQF 1994, participaram os Pioneiros do Seixal e Black Tigers (atual Académica) e os Peloteroz (Paz) de Oliveira de Azeméis que venceram o torneio.
Também no mesmo ano de 1994, a Associação Académica de Coimbra e o Porto Basebol Clube - Federação Académica do Porto, decidem criar a primeira edição do Torneio Universitário de Basebol que foi ganho pela equipa do Porto.
A partir de 1997, o Torneio da Queima das Fitas contempla uma edição para o escalão cadetes/juniores que foi ganha pela equipa do Gaia Basebol Club.
O softbol feminino aparece no Torneio da Queima das Fitas em 2002, tendo a equipa espanhola Karbo ganho a edição. Em 2014, outra equipa espanhola feminina - o Cambre viria a ganhar o Torneio da Queima das Fitas. A partir de 2016 até aos dias de hoje, as edições anuais do softbol feminino do Torneio Universitário têm-se cumprido, com as Crushers do Colégio Salesianos de Lisboa a serem tri-campeãs nos anos 2019, 2018, 2017 e a Académica a ganhar em 2016.
No ano de 2019, realizaram-se duas edições do Torneio da Queima das Fitas - escalão basebol misto ganho pelos Yankees Coimbra e escalão softbol misto ganho pela Académica de Coimbra, bem como, cumpriram-se duas edições do Torneio Universitário - basebol masculino, ganho pela Académica de Coimbra e softbol feminino, ganho pelas Crushers de Lisboa.
Para mais informações sobre os Torneios Universitários Basebol Softbol - Torneio da Queima das Fitas e Torneio Universitário, aceder ao link https://sites.google.com/site/jornalbasebol/torneios-universitarios
Sem comentários:
Enviar um comentário