Chama-se "Softebol Portugal" e é uma "Associação Promotora de Desporto" que promove o Softbol em Portugal. As Associações Promotoras de Desporto (APD) são pessoas coletivas de direito privado, sem fins lucrativos, que correspondem aos agrupamentos de clubes, de praticantes ou outras entidades que tenham por objeto exclusivo a promoção e organização de atividades físicas e desportivas, com finalidades lúdicas, formativas ou sociais, que não se compreendam na área de jurisdição própria das federações desportivas dotadas do estatuto de utilidade pública desportiva e que se constituam nos termos do Decreto-Lei n.º 279/97, de 11 de outubro, e na Lei n.º 5/2007, de 16 de janeiro.
Portugal, conta assim, com uma entidade oficial, em prol do Softbol, não sendo a Federação Portuguesa de Basebol e Softbol, mas sim a associação "Softbol Portugal".
A Federação Portuguesa de Basebol e Softbol não tem utilidade pública e que deixou de promover o softbol em 2007. Por sua vez, a associação "Softebol Portugal" é reconhecida pela Confederação do Desporto de Portugal que está admirado com o aparecimento desta nova associação.
Em Abril de 2018, a associação "Softebol Portugal" conjuntamente com a Federação de Beisebol e Softebol do Principado das Astúrias e a Federação Gallega de Beisebol e Softebol, promovem a primeira edição da Liga Ibérica de Softebol Feminino, escalão Sub-21, com a participação das "Crushers" do Colégio Salesianos de Lisboa.
O "Softebol Portugal", tem sede na Rua Saraiva de Carvalho 275, 1399 - 007, Campo de Ourique, Lisboa e conta com um conjunto de clubes e núcleos de softbol do distrito de Setúbal, Lisboa e Coimbra que querem investir na modalidade.
Atualmente, apenas as "Crushers" do Colégio Salesianos de Lisboa, a Secção de Basebol da Associação Académica de Coimbra, os "Yankees" da Escola Secundária D. Dinis - Coimbra e Anadia Basebol é que desenvolvem atividades de Softbol feminino em Portugal.
Sem comentários:
Enviar um comentário