terça-feira, 24 de agosto de 2021

História: origem do nome dos "Caciques" de Espinho

Em 1991, um grupo de jovens entusiastas pelo jogo de basebol, reúne-se para treinar no Campo do Rio Largo - Espinho.


Pouco tempo depois, o grupo de Espinho teve conhecimento da existência de outro grupo de jovens que estavam a treinar basebol em Oliveira de Azemeis. Rapidamente, surgem os primeiros treinos e jogos, entre ambos os grupos. 

Aquando do conhecimento do I Encontro Nacional de Basebol 1993 que se ia realizar no Complexo Desportivo do Jamor de Oeiras (Estádio Nacional), os grupos de Oliveira de Azemeis e de Espinho resolveram participar no evento, criando cada grupo, a sua equipa. O grupo de Oliveira de Azemeis fundou "Os Peloteros" sob a direcção de António Nadais e o grupo de Espinho fundou os "Caciques"sob a liderança de Alexandre Oliveira. 

Segundo um dos fundadores dos Caciques, Alexandre Coelho, a "iniciativa de criar um Clube de Basebal, foi de um conjunto de elementos, pertencentes ao conjunto de amigos/conhecidos que se juntaram para a prática do Basebal. Não foi apenas o sonho de um indivíduo, más o propósito de um grupo.
Já em relação ao nome da equipa, foi uma ideia pessoal. O nome surgiu a partir de uma marca de rum muito consagrada (e por conseguinte, muito bebida) na Venezuela.
Nós sendo muito jovens (más já com idade adulta), em algumas festas de garagem, bebíamos rum (Cacique ou Pampero) e dançava-mos Merengue (dança latina com origem na República Dominicana), alguma Salsa e um ou outro ritmo mais moderno.
Daí que o rum Cacique sempre esteve presente nos nossos encontros e nossas festas de garagem.
Pois então, na procura de um nome para a equipa, sugeri o nome Caciques. Este nome tinha a toda a conotação do nosso grupo. Por um lado uma bebida (marca) Venezuelana, por outro lado, uma referência à mais profunda origem Venezuelana, o seu aborígene índio Cacique.
Conforme pode observar nas fotografias que lhe enviei, as cores Branco e Preto do "equipamento" não escolhidas ao acaso. Foram escolhidas tomando em consideração as cores das mais antigos e ecléticos clubes desportivos da cidade, nos quais o seu equipamento é branco e preto."

Sem comentários: