quinta-feira, 5 de agosto de 2021

História - 1917 - Surgimento do basebol regular em Portugal - O contributo de Osterlund

Em 1917, surge uma referência documental ao basebol em Portugal. Para comemorar o aniversário da independência da América do Norge, Thomaz Birch - Embaixador dos Estados Unidos em Lisboa - Portugal, promoveu a 4 de Julho, no Campo das Laranjeiras - propriedade do CIF - Clube Internacional de Futebol (atual, estacionamento do Jardim Zoológico de Lisboa), um encontro de basebol. Este encontro, foi noticiado na revista semanal - "Ilustração Portuguesa" do jornal "O Século" de 16 Julho de 1917.




Frank Andrew Osterlund, era o nome completo do norte-americano que introduziu o basebol regular em Portugal. Ele nasceu a 20 de Fevereiro de 1887, na Philadelphia County - Estado Pennsylvania - USA, tendo-se casado com a Portuguesa Maria Francisca de Saldanha Gama de Torres Novas.

Desta relação nasceram três filhos, em que dois deles - John Alexander Osterlund (nascido em 1911) e Frank August Osterlund ou Francisco Augusto de Saldanha Gama Osterlund (nascido em 1913), estão na criação da Secção de Basebol do Casa Pia, sob a orientação do Pai, no ano 1923.

A 16 de Julho de 1917, Frank Andrew Osterlund está presente no jogo promovido por Thomaz Birch - Embaixador dos Estados Unidos em Lisboa - Portugal, encontro este, que foi realizado no Campo das Laranjeiras - propriedade do CIF - Clube Internacional de Futebol.

A partir do ano de 1922, Osterlund é requisitado da Colónia Americana para treinar um grupo de Portugueses do Sporting Clube Portugal e, com apenas um treino, vence os Americano por 24-16, no jogo realizado no dia 4 de Julho de 1922, no estádio do Sporting chamado Campo Grande ou Estância de Madeira.

No ano de 1923, Frank Andrew Osterlund, mais os seus filhos John Alexander Osterlund e Frank August Osterlund, tornam a pratica do basebol no Casa Pia regularmente, tendo todos os anos, o basebol sido praticado no Verão que servia para conservar os jogadores de futebol em boa forma física. É graças à família de Osterlund que o Casa Pia, consegue gratuitamente todo o material de basebol. A 4 de Julho de 1923, no Campo das Laranjeiras do CIF, um jogo de basebol é realizado entre o Casa Pia e a Colónia Americana, com a vitória da equipa portuguesa por 25-24, como refere a notícia do jornal "Os Sports" de 23 de Julho de 1923.

Em 1926, uma equipa constituída por alunos da Casa Pia de Lisboa vence por 8 a 5, a equipa de residentes da colónia americana, num “match” disputado no Campo do Restelo, comemorativo do 150.º aniversário dos Estados Unidos da América.

A 4 de Abril de 1927, o jornal "O Século" noticia que o “Casa Pia Atletico Club vai iniciar a pratica do «base-ball», sob a direcção obsequioso de Frank Osterlund. O ensino deste jogo efectua-se aos domingos, das 10 ás 12 horas e começa no próximo dia 10.

A partir da década de 20, até à década de 80, o basebol é praticado, na época de verão, entre os alunos da Casa Pia.




Sem comentários: