terça-feira, 10 de agosto de 2021

Origem da Secção de Basebol da Associação Académica de Coimbra



Surgiram então os Black Tigers a 24 de Outubro de 1988 (data de aniversário da Secção de Basebol da Associação Académica), a primeira e única equipa de Basebol da cidade de Coimbra. 

Nessa altura, a realidade do basebol era de certo modo muito ténue, nomeadamente na inexistência de uma associação promotora desta modalidade, apesar de se assistir a um desenvolvimento e expansão da modalidade traduzida pela formação de novas equipas, núcleos de Norte a Sul de Portugal derivados das grandes comunidades Luso -Venezuelanas, americanas, etc.

Sem quaisquer tipos de apoio, os Black Tigers esforçavam-se por manter viva a esperança competitiva, mas o desconhecimento da existência de outras equipas levava a que a nossa estrutura organizativa fosse, por vezes, superior às actividades propriamente ditas. Os treinos e jogos entre nós ditavam o quotidiano.

Foi a 13 de Março de 1993 que se criou a Associação Portuguesa de Basebol e Softbol* (APBS), agrupando quase todos os praticantes das várias equipas e núcleos do país, acabando então, após devidos contactos e reuniões, por criar a tal estrutura de apoio ao desenvolvimento das modalidades referidas. Assim, realizou-se o 1º Encontro Nacional de Basebol e Softbol no Estádio Nacional, em Julho de 1993, cujo impacto desencadeou um movimento de crescimento que possibilitou o despertar destas modalidades.

A participação dos Black Tigers foi de certa forma decisiva, alimentando novas ambições e motivações para um futuro promissor.

Com o evoluir dos acontecimentos os Black Tigers viram-se então na obrigação de procurar novos apoios. O facto da maioria dos seus atletas serem estudantes universitários foi preponderante para a posterior ligação à A.A.C.. 

Em finais de 1993 foi feito um pedido de adesão à Direcção Geral da A.A.C., que, tendo sido aceite, permitiu o reconhecimento dos Black Tigers como pró-Secção em 1994.

A primeira vez que a Secção se apresentou ao seu público foi em Novembro de 1993, ainda sob a denominação de Black Tigers ,durante o Torneio de Basebol Festa das Latas ‘93. 

Desde então, a Secção desenvolveu um esforço organizativo interno, de enquadramento e de formação de praticantes, e externo, orientando a sua acção no sentido do desenvolvimento do basebol em Portugal. 

Assim desenvolveram-se actividades, no campo da formação de árbitros, anotadores e treinadores, na fomentação deste desporto através de diversos torneios (Queima das Fitas, Latada e Festas da Cidade de Coimbra) e na legalização da Federação Portuguesa de Basebol e de Softbol, até que em Dezembro de 1996, após grandes êxitos desportivos e organizativos, a Direcção Geral e o Concelho Desportivo da A.A.C. reconheceram a até então pró-Secção como Secção efectiva.

A Comissão Instaladora da Federação Portuguesa de Basebol e Softbol (C.I.F.P.B.S.) apareceu em 1994, altura em que foi realizado o 1º Circuito Nacional de Basebol. 

Em Fevereiro de 1996 formalizou-se o processo de legalização da Federação de Basebol e Softbol, ficando a Secção como sócio fundador n.º 2.

Desde então a Secção de Basebol da A.A.C. sagrou-se Bi-Campeã Nacional (vencedora do 1º Campeonato Nacional de Basebol), e vencedora da 1ª Taça de Portugal de Basebol, título que conquistou na final da Taça organizada em Loulé, Novembro de 1997, frente à Associação de Estudantes da Faculdade de Motricidade Humana – Ford.

Sem comentários: